Coimbra  24 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia do Antigo Estudante de Coimbra será assinalado quinta-feira

2 de Abril 2019

O Dia do Antigo Estudante de Coimbra será assinalado na quinta-feira (dia 04) com um almoço de convívio, no Palácio de São Marcos, e um ‘Sarau de gala’, às 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente.

Organizado pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, o programa – que está integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra – assinala também os 65 anos do episódio que ficou conhecido como Tomada da Bastilha II, que esteve na origem da construção do edifício-sede da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Em 04 de Abril de 1954, um grupo de estudantes decidiu tomar de assalto o Instituto de Coimbra, como forma de reivindicar novas instalações para a Associação Académica, protesto que ficou conhecida por ‘Tomada da Bastilha II’, “uma vez que replicava acção semelhante” à que “outro grupo de estudantes fizera em 1920”, à qual foi dado o nome de Tomada da Bastilha” (por analogia com a Revolução Francesa).

“Esse ousado gesto, que viria a ser bem-sucedido”, vai agora, 65 anos depois, ser “devidamente assinalado”, designadamente com a presença de um dos seus protagonistas, Polybio Serra e Silva (médico e catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), destacam os promotores das comemorações, que também têm intuitos beneficentes, com o saldo obtido a ser doado à Acreditar [Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro]”.

O programa do Dia do Antigo Estudante é o seguinte:

10h00 – Concentração na Porta Férrea da Universidade de Coimbra
11h00 – Missa na Capela de S. Miguel
12h00 – Cumprimentos ao Magnífico Reitor
12h30 – Fotografia da Praxe para a posteridade
13h00 – Partida de autocarro para o Palácio de S. Marcos

13h30 – Almoço pantagruélico de confraternização
15h00 – Sobremesa dançante
1730 – Regresso à Lusa Atenas
18h30 – Descerramento, na AAC de uma lápide alusiva à Tomada da Bastilha II
21h30 – Sarau de Gala no TAGV
• Alma de Coimbra
• Entrega Prémio à Excelência
• Tuna Académica da Universidade de Coimbra
• Entrega do donativo à ACREDITAR de Coimbra
• Serenata de Coimbra com acompanhamento musical de “Raízes de Coimbra” e vozes de actuais e antigos estudantes das diversas AAECs

00h00 – Abraços fraternais com F.R.A. de despedida.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com