Coimbra  22 de Setembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia da Medicina Genómica acontece na Faculdade de Medicina da UC

31 de Maio 2023 Jornal Campeão: Dia da Medicina Genómica acontece na Faculdade de Medicina da UC

A Universidade de Coimbra (UC) vai realizar na próxima sexta-feira (2), o “Dia da Medicina Genómica”, na Faculdade de Medicina (Pólo III). Este evento tem como objectivo reunir especialistas na área da Medicina Genómica, uma área emergente que utiliza informações genéticas para personalizar o tratamento de doenças. O encontro é aberto ao público e vai incluir o lançamento de um livro ilustrado intitulado “Medicina Genómica – Um Breve Guia Ilustrado”, que vai ser distribuído gratuitamente pelos participantes.

O “Dia da Medicina Genómica”, tem início pelas 14h00, no Anfiteatro I da Subunidade I da Faculdade de Medicina da UC (Pólo III). Este evento é realizado no âmbito do Projecto “Capacitação da Região Centro para a Medicina Personalizada/de Precisão, de base Genómica”, financiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e coordenado por Fernando J. Regateiro, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC),

A sessão de abertura vai ser presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. E, ao longo da tarde, vão ser abordados temas relevantes na área, através de sessões como: “Exemplos de Implementação da Medicina Genómica em países da União Europeia”, “Boas Práticas em Medicina Genómica – da análise laboratorial à perspectiva ético-jurídica e ao empreendedorismo”, “Capacitação para a Medicina Genómica – o papel da educação, das profissões de saúde e do cidadão”, e também “Uma visão estratégica para a Região Centro”. Além disso, a iniciativa vai receber Gianni D’Errico, responsável por Projectos Internacionais e Assuntos Europeus na Fundação Toscana Life Sciences, que vai proferir a palestra “Medicina Personalizada na Europa das Regiões: estado actual e iniciativas futuras”.

Fernando Regateiro explica que este evento “é exemplar do quão virtuosa é a junção de visões, vontades, saberes e experiências diversas, como as que foram agregadas neste projecto, oriundas de mais de uma dezena de centros de investigação das Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior e de parcerias com os principais hospitais da região, assim como com a Direcção de Serviços da Região Centro da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com a Associação Portuguesa de Imprensa e com a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia”. “Num tempo que seria curto para alcançar algo de relevante, se cada um actuasse por si, foi possível fazer a diferença, fazendo mais e fazendo melhor”, sublinha.

O Professor Catedrático da FMUC acrescenta ainda que “neste ‘Dia da Medicina Genómica’, propomos para conhecimento e reflexão, enquadrado numa base mais geral do que é a Medicina Personalizada de base genómica, muito de que foram trajectos de procura das melhores abordagens das questões e do que são os resultados e, sobretudo, as propostas para trabalho futuro, a valia das redes de pensamento e de organização de respostas, as questões técnicas e ético-jurídicas e as boas práticas a acautelar, a indispensabilidade da capacitação da população para ter um olhar crítico sobre o alcance e os limites da Genómica e das suas aplicações em Medicina, baseado na razão clara, uma visão estratégica para a Medicina Genómica na Região Centro. Porque, nem tudo o que se pode fazer, se deve fazer, ou reúne condições para ser feito com equidade e justiça”.