Coimbra  26 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia da Marinha celebrado em Coimbra com várias actividades

17 de Maio 2019

A Marinha Portuguesa festeja o seu dia esta semana e pela primeira vez escolheu Coimbra, uma cidade sem mar, para as comemorações.

Várias têm sido as actividades realizadas ao longo desta semana, como exposições temáticas, actividades náuticas no rio Mondego e visitas aos navios na Figueira da Foz, estando ainda previstas inúmeras iniciativas até ao próximo domingo dia 19.

Na noite de hoje, dia 17 às 21h30, o Jardim da Sereia é palco de um concerto da Banda Armada. Já para amanhã, dia 18, está prevista uma homenagem a todos os conimbricenses mortos em combate, às 15h00, no monumento aos mortos da Grande Guerra 1914/1918, seguindo-se novo concerto da Banda Armada, desta vez no Convento de São Francisco.

As comemorações do Dia da Marinha terminam dia 19, domingo, com uma cerimónia religiosa na igreja de Santa Cruz, às 09h00. Às 11h00 tem início a cerimónia militar na avenida de Emídio Navarro e, logo depois, às 12h15, há uma demonstração de capacidades no rio Mondego.

Em virtude da cerimónia militar, os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra alertam que o trânsito estará condicionado, entre as 08h e as 13h na avenida de Emídio Navarro, entre a Portagem e a avenida da Lousã. Assim, as linhas número 5F, 7T, 9, 10, 24T, 33, 38, 38F, 41 e 43T, efectuam circuito alternativo pela Ponto de Santa Clara, avenida de Inês de Castro e Ponte Rainha Santa. A Linha do Botânico estará suspensa enquanto decorrer a cerimónia. As paragens que se encontram no troço condicionado, funcionam provisoriamente na Beira Rio e rotunda do Parque Verde.