Coimbra  22 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia da Fisioterapia assinalado com actividades no Parque Verde

7 de Setembro 2019

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vai assinalar, amanhã (08), o Dia Mundial da Fisioterapia com um evento aberto a toda a população, no Parque Verde do Mondego.

Além de celebrar a efeméride, a iniciativa pretende promover a actividade física e desafiar os cidadãos a mexerem-se.

A partir das 09h30, haverá caminhada, classes de movimento e sessões de esclarecimento – sempre orientadas por fisioterapeutas (formados na ESTeSC-IPC ou a exercer fisioterapia na região de Coimbra), tudo na margem direita do Mondego e junto à ponte pedonal Pedro e Inês.

Dali, o grupo partirá numa caminhada que vai percorrer o centro histórico de Coimbra (o percurso inclui passagens pela ponte pedonal; ponte de Santa Clara; largo da Portagem; rua de Ferreira Borges; rua do Arco de Almedina; rua de Quebra Costas; largo da Sé Velha; rua da Couraça dos Apóstolos; rua Padre António Vieira; avenida de Sá da Bandeira; praça da República; Escadas Monumentais; largo da Porta Férrea; couraça de Lisboa; couraça da Estrela e Parque Manuel Braga).

No final – novamente no Parque Verde do Mondego – haverá tempo para o esclarecimento de dúvidas e distribuição de material informativo sobre dor crónica.

“Note-se que a terapia pelo exercício está incluída em todas as recomendações para o tratamento e prevenção da dor crónica”, esclarece a ESTeSC, adiantando que “os fisioterapeutas – enquanto especialistas no movimento e em dor crónica – têm competências únicas para prestar cuidados personalizados centrados na pessoa com dor crónica, ajudando-a a desenvolver competências para gerir e assumir o controlo da sua condição, aumentar a sua actividade e melhorar a qualidade de vida”.

A participação no evento é gratuita a aberta à população de todas as idades, não sendo necessária inscrição prévia.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com