Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia da Europa celebrado em Coimbra com stand móvel do Parlamento Europeu

6 de Maio 2022 Jornal Campeão: Dia da Europa celebrado em Coimbra com stand móvel do Parlamento Europeu

No âmbito do Dia da Europa, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), em parceria com a Universidade de Coimbra (UC) e com o apoio do Parlamento Europeu, vai organizar, de 9 a 11, uma conferência “A Europa em plena crise”.

A iniciativa, que também se insere no ciclo de conferências “Conversas da Casa da Lusofonia”, vai contar com a participação do Professor Catedrático de Filosofia Política e Social na Universidade de Saragoça, Daniel Innerarity. A conferência vai decorrer em formato presencial, sendo necessária inscrição através do endereço dri.casadalusofonia@uc.pt.

Na sessão de abertura vai participar o presidente da CMC, José Manuel Silva, e do vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva. Na sessão moderada pelo jornalista Carlos Magno, vão também usar da palavra o director do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente da Silva, o presidente da Erasmus Student Network Coimbra, Francisco Silva, o membro do Conselho Geral da UC, Constança Providência, e a vereadora da CM Coimbra, Ana Bastos.

Um quarteto da Orquestra Clássica do Centro interpretará o «Hino à Alegria», composto por Ludwig Van Beethoven, em 1823, enquanto parte da Nona Sinfonia, melodia escolhida para simbolizar a União Europeia.

Já na manhã de segunda-feira, pelas 10h30, José Manuel Silva vai participar na abertura ao público do stand móvel “Parlamento à sua porta”, que vai estar instalado na Praça da República até 11 de Maio, com o objectivo de apresentar aos cidadãos o funcionamento do Parlamento Europeu e o trabalho dos deputados. O autarca vai falar sobre o “espírito europeu”, numa sessão moderada pelo jornalista Sérgio Silva Soares, da agência Lusa.

Nesta iniciativa do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, para além da informação institucional, os visitantes terão oportunidade de conversar com os deputados e com parceiros da sociedade civil e de agências públicas, que vão apresentar as suas actividades nas áreas da juventude, educação, cultura, meio ambiente e desporto. Haverá uma atenção particular em mobilizar jovens, escolas e associações juvenis para que participem na visita e nas actividades, workshops e interações que serão propostas.

No stand móvel “Parlamento à sua porta” estão já agendadas conversas com os deputados europeus Maria Manuel Leitão Marques, Lídia Pereira, Marisa Matias e Francisco Guerreiro. Esta iniciativa é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor os seus representantes e fazerem ouvir as suas opiniões, ao mesmo tempo que descobrem projectos apoiados pela União Europeia nesta região.

Durante os três dias em Coimbra, a estrutura vai ainda receber atividades de criação artística, ações de consciencialização e workshops de escrita criativa. Paralelamente, estarão em exibição, na Casa do Cinema de Coimbra, os filmes candidatos ao LUX Prémio do Público 2022: ‘Flee – A Fuga’, ‘Great Freedom’ e ‘Quo Vadis, Aida?’. O concerto de The Legendary Tigerman, dia 11, no Teatrão, encerra as atividades do Parlamento Europeu em Coimbra.

Ainda por ocasião do Dia da Europa, que se comemora na segunda-feira, a vereadora da Educação da CM Coimbra, Ana Cortez Vaz, vai visitar a EB1 dos Olivais, onde vai falar sobre a Europa a uma turma do 2.º ano. A iniciativa da CIM-RC realiza-se pelas 11h30 e está integrada no projeto EUROPE DIRECT Região de Coimbra e Leiria, que abrange os 29 municípios destas regiões.