Coimbra  19 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia da Europa celebra-se, hoje, com bandeiras nas janelas e iniciativas online

9 de Maio 2020 Jornal Campeão: Dia da Europa celebra-se, hoje, com bandeiras nas janelas e iniciativas online

O dia 09 de Maio (hoje), será sempre especial para todos os europeus. Comemora-se o Dia da Europa e, em 2020, os 70 anos da Declaração Schuman, que deu origem aos primórdios do que hoje é a Europa.

Este “velho continente” que a par do resto do mundo enfrenta hoje um inimigo comum, com desafios como se de uma verdadeira guerra se tratasse. Mas o “Dia da Europa” festeja a paz e a unidade do continente europeu.

O Dia da Europa, este ano, tem por isso um significado especial, já que as instituições europeias “desejam prestar uma homenagem especial, através de uma série de actividades em linha, aos numerosos europeus que, num espírito de solidariedade, ajudam a União Europeia a superar a crise do novo coronavírus”.

As actividades de comemoração deste Dia da Europa de 2020, cujo tema são “70 anos de solidariedade”, terão lugar online, com um evento cujo propósito é debater, inspirar e celebrar os europeus na “frente de batalha”, bem como falar sobre o futuro da Europa pós-covid-19.

Um dos eventos será um webinar, intitulado “Plano de Recuperação para a Europa: que lugar para a Coesão e para o desenvolvimento regional na recuperação da União Europeia pós-COVID19?”, que se realiza em directo no Facebook do Parlamento Europeu – Gabinete de Portugal (https://www.facebook.com/parlamento.europeu/ ), a partir das 11h30, e terá como oradores a comissária Europeia Elisa Ferreira; o ministro do Planeamento, Nelson de Souza; a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; os eurodeputados Pedro Marques e Álvaro Amaro; e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago.

Durante a tarde de hoje, haverá um conjunto de manifestações artísticas nas áreas da música, das artes visuais e das letras, com peças encomendadas ou adaptadas para esta ocasião, e com o objectivo de “transmitir uma mensagem de esperança e expressar valores que são caros à UE – colaboração, solidariedade, diversidade, diálogo, resiliência”.

“Unidos na diversidade”, mais de 100 pessoas – artistas, técnicos e cidadãos comuns – colaboram neste projecto e trabalham juntas ainda que separadas em espaços físicos distintos.

O apelo da União Europeia a todos os seus cidadãos é para que neste dia coloquem uma bandeira da Europa à janela (ou desenhem uma), tirem uma fotografia com ela e partilhem na página do evento no Facebook.