Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dia Aberto no futuro Parque Verde de Vila Nova de Poiares promoveu educação ambiental

14 de Junho 2024 Jornal Campeão: Dia Aberto no futuro Parque Verde de Vila Nova de Poiares promoveu educação ambiental

Vila Nova de Poiares realizou um ‘Dia Aberto’ no futuro Parque Verde, reunindo alunos do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas local. Esta iniciativa, realizada no âmbito da candidatura europeia URBACT IV- Green Place – Let’s do it together, proporcionou aos estudantes uma visita guiada pelo espaço.

Durante o percurso, técnicos envolvidos no projecto destacaram áreas que necessitam de intervenção para implementar medidas que promovam um ambiente mais saudável e sustentável.

João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, presente no evento, explicou que “o objectivo do Município é requalificar a área, criando uma zona tampão entre a área residencial e a industrial, removendo a vegetação espontânea e desordenada e plantando espécies autóctones”.

O autarca acrescentou que “serão também definidas vias para circulação pedonal e ciclável no parque, algumas já existentes, promovendo a mobilidade suave entre a zona residencial e a industrial”.

Esta candidatura ao programa URBACT IV visa a recuperação de espaços urbanos, tornando-os mais agradáveis para os habitantes e ambientalmente sustentáveis, optimizando recursos num contexto de crise ecológica e financeira.

Diversos parceiros locais participaram na acção, incluindo Bruno Simões, da Associação Empresarial de Poiares, Luís Sousa, Comandante Municipal de Protecção Civil, representantes das empresas TUU e IOTECH, Miguel Pinheiro, Cláudio Carvalheiro e Filipe Portela, Sónia Chelinho, do Instituto Politécnico de Coimbra, e Loide Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Lavegadas.

A candidatura de Vila Nova de Poiares ao URBACT IV inclui também os municípios de Wroclaw (Polónia), Nitra (Eslováquia), Löbau (Alemanha), Cehegin e Onda (Espanha), Quarto d’Altino (Itália), Limerick (Irlanda), a Associação de Desenvolvimento Intercomunitário da Área Metropolitana de Bucareste-Ilfov (Roménia) e Boulogne sur Mer – Développement Côte d’Opale (França).

Este é um dos 30 projectos de Redes de Planeamento de Acção aprovados pelo Comité de Monitorização do URBACT IV, envolvendo 252 parceiros de 28 países europeus. Até Dezembro de 2025, estes parceiros irão partilhar experiências, aprender uns com os outros, reforçar competências e desenvolver Planos de Acção Integrados para enfrentar desafios comuns.

O projecto visa ainda criar um plano de acção para a descarbonização, estabelecendo metas e objectivos, e promovendo boas práticas que possam ser replicadas e escaladas a nível regional, nacional e comunitário.