Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dez marchas populares preparam-se para colorir Oliveira do Hospital

13 de Junho 2023 Jornal Campeão: Dez marchas populares preparam-se para colorir Oliveira do Hospital

Dez marchas populares – seis seniores, três infantis e uma convidada – vão sair à rua no sábado e colorir o Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital, revelou a Câmara.

“As Marchas Populares de Oliveira do Hospital têm um pendor muito forte ao nível do associativismo, com várias instituições a colaborar, com grande vontade, para uma grande noite de luz, cor, magia e animação. Fazem de tudo para apresentar o seu melhor trabalho, que começou logo em Janeiro”, destacou a vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital Graça Brito.

A autarca revelou que a primeira marcha a actuar será da Arcial – Associação Para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital, dando início ao desfile das marchas seniores.

As outras cinco marchas seniores surgem da freguesia de Seixo da Beira, da freguesia de Meruge e Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, da Associação de Recreio e Cultura de Lagares da Beira, da Eptoliva e do Rancho Folclórico de Lagares da Beira.

“Para além de toda esta riqueza do concelho, teremos como marcha convidada, a Marcha de Alfama, que volta a marcar presença no evento. Mais uma vez, estará connosco para mostrar o que de melhor fez este ano”, referiu.

Na iniciativa participam também três marchas infantis, nomeadamente do Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira, da Fundação Aurélio Amaro Diniz e da Casa da Obra Josefina da Fonseca.

“Falamos de marchantes com idades muito tenras, desde os quatro ou cinco anos até aos 12 ou 13 anos”, descreveu.

De acordo com Graça Brito, as Marchas Populares de Oliveira do Hospital estão a ser preparadas desde Janeiro e envolvem “muita gente”.

“São seguramente mais de mil pessoas envolvidas, entre elementos das marchas, músicos e a logística do município. Em média são 80 a 100 pessoas envolvidas por marcha”, apontou.

À Lusa, a vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital explicou ainda que foi atribuído um subsídio total de 13.500 euros para apoiar as marchas.

“Foram atribuídos 1.800 euros a cada marcha sénior e 900 euros para cada marcha infantil, de forma a abrilhantarem esta noite”, concluiu.