Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Destruídos mais de 360 ninhos de vespa asiática em Penacova este ano

10 de Novembro 2021

Foram destruídos 364 ninhos de vespa asiática este ano em Penacova, tendo-se registado 103 ocorrências de ninhos já desactivadas, eliminados ou inexistentes.

De acordo com a Câmara de Penacova, o número de ninhos tem vindo a aumentar no concelho, sendo que, em 2017, foram desactivados 106 ninhos e, em 2018, cerca de 239. Já nos anos de 2019 e 2020, o Município continuou a aumentar o número de ninhos desactivados, tendo-se destruído, respectivamente, 321 e 362.

A autarquia, através de uma equipa de Protecção civil Municipal e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Penacova, diz ter “congregado esforços no sentido de eliminar novos focos e prevenir a dispersão da espécie a outras áreas do concelho menos afectadas”. Neste sentido, foram colocadas cerca de 400 armadilhas de captura, com isco açucarado, ao longo de toda a área geográfica do concelho.

O vereador do Ambiente, António Magalhães Cardoso, sublinha que “as armadilhas colocadas só são eficazes se existir uma correcta manutenção” e, por este motivo, “o Serviço Municipal de Protecção Civil ficou incumbido, não só da colocação das armadilhas, mas também de todo o processo de substituição e posterior recolha para evitar a proliferação de plásticos indesejados pelo território”.

António Magalhães Cardoso garante que a autarquia “envidará todos os esforços para que, em conjunto com os apicultores, agricultores e comunidade em geral, se faça uma identificação e eliminação correcta dos ninhos para conter esta ameaça que é um sério risco, não só para a saúde pública, mas para o ecossistema, podendo originar a médio prazo impactos significativos na biodiversidade”.

O Executivo garante que a vespa asiática tem vindo a prejudicar a agricultura e apicultura, sobretudo pelo efeito indirecto na diminuição na acção polinizadora das abelhas.

Para combater a vespa asiática, a Câmara de Penacova beneficiou de uma candidatura ao Fundo Florestar Permanente e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), onde foram demonstradas as boas práticas do Município na destruição de ninhos, de acordo com o Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal e os registos efetuados na plataforma online desenvolvida pelo ICNF (http://stopvespa.icnf.pt/).

A Câmara Municipal relembra que a localização dos ninhos deve ser comunicada através do site http://stopvespa.icnf.pt/ ou junto do Serviço Municipal de Protecção Civil, cujo contactos são o 910 727 857 ou o email geral.smpc@cm-penacova.pt.