Coimbra  15 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Designer conimbricense premiada nos Estados Unidos

31 de Outubro 2018

Ana Boavida, professora no curso de Design e Multimédia e investigadora do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), acaba de receber a distinção de “Excelência em Tipografia”, no 9.º Concurso Anual de Tipografia, que decorreu nos Estados Unidos da América.

A competição é, aliás, promovida pela revista norte-americana “Communication Artes”, e a designer do atelier conimbricense FBA é uma das vencedoras.

O prémio foi atribuído ao modelo de capas desenhado no atelier FBA para a colecção ‘The Future of Capitalism’, da editora inglesa Polity Books. “Trata-se de uma nova nova série de livros, dirigida ao público geral, na qual os principais pensadores no campo da economia política oferecem a sua visão sobre as questões críticas que o futuro do capitalismo enfrenta e as grandes questões económicas do nosso tempo”, explica o atelier.

A concurso estiveram 1 600 candidaturas, das quais foram seleccionados por um júri especializado cerca de 130 projectos, um deles pertencente a Ana Boavida.

A categoria ganha pela conimbricense é uma das mais cobiçadas do concurso, permitindo agora à designer ver o seu trabalho publicado na edição de Janeiro/Fevereiro daquela que é a mais prestigiada revista internacional de comunicação visual, sediada nos Estados Unidos da América. A revista vende mais de 25 000 cópias em todo o mundo, “garantindo uma importante exposição aos criadores dos projectos vencedores”, refere.
Mas Ana Boavida tem, no seu currículo, outros prémios internacionais como: cinco AIGA 50 Books /50 Covers (Nova Iorque, EUA, 2009, 2010 e 2011); dois Red Dot Award (Essen, Alemanha, 2009); e dois Silver European Design Award (Roterdão, Holanda, 2010, e Belgrado, Sérvia, 2012). Em 2013, a também docente da UC recebeu a distinção, pela mesma revista, de Excelência em Ilustração com o projecto “Ler Melhor”, para as Edições Almedina.

No âmbito do seu trabalho no atelier FBA, Ana Boavida esteve ligada a projectos como a marca das comemorações do Centenário da República Portuguesa, identidade do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e renovação da identidade visual da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com