Coimbra  15 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Descida da Serra da Lousã em Cadeira de Rodas” adiada devido ao mau tempo

25 de Maio 2023 Jornal Campeão: “Descida da Serra da Lousã em Cadeira de Rodas” adiada devido ao mau tempo

Devido à previsão de mau tempo, a ARCIL (Associação para a Recuperação de Cidadãos com Incapacidades de Lousã) decidiu adiar a 15.ª edição da Descida da Serra da Lousã em Cadeira de Rodas, que estava inicialmente agendada para amanhã, dia 26 de Maio. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas, levando à necessidade de adiar o evento. A nova data para a realização do evento será no dia 16 de Junho, mantendo o mesmo horário e programa.

Esta iniciativa, que consiste num passeio pela estrada nacional nº 236, terá início às 11h00 na pitoresca aldeia de xisto do Candal e terminará por volta das 15h30 na Praceta Sá Carneiro, na vila da Lousã. O percurso, totalmente em alcatrão e com um declive médio de 3,5%, inclui uma paragem para almoço. Cerca de 60 pessoas utilizadoras de cadeira de rodas provenientes de diferentes instituições, incluindo a ARCIL, Santa Casa da Misericórdia da Lousã, APPACDM de Coimbra, APPACDM de Poiares, CERCI Penela e ADFP de Miranda do Corvo, participarão nesta actividade.

O objectivo da organização é proporcionar a estas pessoas a oportunidade de desfrutar de um passeio pela Serra da Lousã, apreciando a riqueza dos espaços naturais e entrando em contacto com a diversidade das suas paisagens. A Serra da Lousã, conhecida por ser palco de várias actividades lúdicas e desportivas de aventura, oferece condições ideais para que as pessoas que utilizam cadeira de rodas possam usufruir de um passeio calmo e descontraído. Durante o percurso, haverá uma paragem para um almoço ao ar livre.

Apesar do adiamento, a expectativa e entusiasmo em torno deste evento permanecem elevados. A ARCIL e as restantes instituições envolvidas estão empenhadas em assegurar que a Descida da Serra da Lousã em Cadeira de Rodas seja um momento especial para todos os participantes, proporcionando-lhes uma experiência memorável numa das mais belas regiões de Portugal.