Coimbra  21 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Descentr’Arte” termina este fim-de-semana com nove concertos em Coimbra

9 de Julho 2021 Jornal Campeão: “Descentr’Arte” termina este fim-de-semana com nove concertos em Coimbra

O projecto “Descentr’Arte”, que leva as Festas da Cidade de Coimbra até às freguesias, vai terminar este fim-de-semana, com vários espectáculos de diversos estilos musicais.

Esta iniciativa tem como objectivo, precisamente, descentralizar a programação musical, ao mesmo tempo que cumpre a missão de dar voz a alguns dos mais representativos projectos musicais de Coimbra. A lotação está limitada a 50 pessoas, em lugares sentados, no cumprimento rigoroso do plano de contingência imposto pela Direcção-Geral de Saúde. A ocupação de lugares será realizada por ordem de chegada até a lotação estar completa, não sendo necessário levantamento de bilhetes.

Desde o fado ao jazz, passando pelo rock, entre outros estilos musicais, o “Descentr’Arte” conta com actuações ao ar livre em cada uma das freguesias ou união de freguesias do concelho, todos com início pelas 19h00. Dos 18 espectáculo programados, nove já decorreram. Faltam, então, outros nove, que estão previstos para esta sexta-feira, sábado e domingo, dias 9, 10 e 11.

A programação conta com espectáculos que vão desde a actuação da Brigada Vítor Jara (o concerto decorreu no Dia da cidade, na freguesia de Santo António dos Olivais), à banda Ghost Hunt (que actua este sábado, nas Torres do Mondego), passando por concertos do Cordis (que já foram a Ceira e vão, no sábado, 10, a Santa Clara e Castelo de Viegas), pelas Cantigas a Todas as Horas (que já estiveram na Sé Nova, Santa Cruz, Almedina, São Bartolomeu e Almalaguês e vão agora, hoje, 9, Antuzede e Vil de Matos), passando pelo jazz de João Fragoso Trio (que actuou na sexta-feira passada, em Brasfemes).

A programação conta ainda com espectáculos de fado de Coimbra, mais concretamente com as actuações do Fado ao Centro (que já foram a São João do Campo e Souselas e Botão, estando agora previsto um concerto no domingo, em Trouxemil e Torre de Vilela), de António Dinis, (está previsto no sábado, 10 de Julho, em Eiras e São Paulo de Frades e já passou por São Martinho de Árvore e Lamarosa) e de António Ataíde (hoje, 9, a São Silvestre e no domingo, 11, a São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades), sem esquecer o jazz pela mão de Miguel Calhaz Quarteto (com actuação marcada para sexta-feira, 9 de Julho, em Assafarge e Antanhol). O grupo Sete Pés também actuou no âmbito do Descentr’Arte, no sábado passado, em Cernache, e o projecto de jazz Filipe Furtado Trio vai estar no próximo domingo em Taveiro, Ameal e Arzila.