Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Desafio da reciclagem em Portugal: alcançar os 65% até 2025

17 de Maio 2024 Jornal Campeão: Desafio da reciclagem em Portugal: alcançar os 65% até 2025

A Sociedade Ponto Verde (SPV) celebra hoje o Dia Internacional da Reciclagem, destacando o papel fundamental dos portugueses na recolha selectiva de embalagens em Portugal. Desde a sua fundação em 1996, a SPV tem testemunhado a colocação de mais de 10 milhões de toneladas de embalagens nos ecopontos nacionais, marcando assim o início do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens no país.

No primeiro trimestre de 2024, foram recicladas 111.696 toneladas de embalagens, representando um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Estes números tornam a reciclagem de embalagens o único segmento de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais, embora haja a necessidade de acelerar o processo de recolha selectiva.

Portugal enfrenta agora o desafio de cumprir as novas metas estabelecidas pela União Europeia: reciclar pelo menos 65% de todas as embalagens colocadas no mercado até ao final de 2025. Em 2023, a taxa de reciclagem foi de 55,3%, sendo crucial um aumento significativo, especialmente na reciclagem de vidro. Os cidadãos são incentivados a depositar oito garrafas de vidro por ano nos ecopontos verdes para alcançar este objectivo.

Actualmente, os cidadãos têm à disposição uma variedade de sistemas de recolha de embalagens, incluindo ecopontos, recolha porta-a-porta, ecocentros e recolha a pedido. No entanto, é fundamental melhorar a qualidade e conveniência desses serviços, além de promover a sensibilização e educação ambiental para estimular a participação.

Além do envolvimento dos cidadãos, as empresas também desempenham um papel importante na promoção da reciclagem, investindo em inovação colaborativa para disponibilizar embalagens e produtos mais sustentáveis. Ana Trigo Morais, CEO da SPV, destaca a importância de motivar acções adicionais, enfatizando que a reciclagem de embalagens é um compromisso com a sustentabilidade e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.