Coimbra  3 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Delfim Leão eleito para Comité de Aconselhamento da UNESCO

10 de Julho 2020 Jornal Campeão: Delfim Leão eleito para Comité de Aconselhamento da UNESCO

Delfim Leão, vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) e Professor na mesma Instituição, foi nomeado para integrar o Comité de Aconselhamento da UNESCO para a Ciência Aberta.

O vice-reitor da UC foi escolhido pela directora-geral da UNESCO e proposto por António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, em articulação com Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para representar a Europa Ocidental e a América do Norte neste comité.

Para esta escolha foi tida em conta a experiência de Delfim Leão na área, assim como a importância da UC no campo da Ciência Aberta.

O primeiro encontro do Comité vai decorrer nos dias 16 e 17 de Julho, através de uma conferência virtual que vai abordar, entre outros temas, “os desafios, oportunidades e melhores práticas, assim como as prioridades da UNESCO para as recomendações da Ciência Aberta”.

Para Delfim Leão “esta nomeação espelha a crescente centralidade que os decisores políticos, a comunidade científica e a sociedade atribuem à Ciência Aberta, bem como, num plano mais particular, o valor estratégico que a Universidade de Coimbra lhe concede nas suas opções programáticas. Franqueia a entrada num fórum de capital importância internacional, que dará um determinante impulso ao objectivo de democratizar a ciência e de eliminar as barreiras que impedem um acesso mais franco e transversal à tecnologia e à inovação científicas.”

O papel deste Comité é o de orientar o processo conducente à recomendação e desempenhar funções como fornecer aconselhamento especializado e estratégico; assegurar a concretização dos objectivos do processo; e prestar apoio na angariação de fundos.