Coimbra  13 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dedicação e paixão ajudam a construir os 90 anos do Vigor da Mocidade

31 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Dedicação e paixão ajudam a construir os 90 anos do Vigor da Mocidade

Os 90 anos de trabalho, esforço e dedicação de tantos que se seguiram aos poucos que a 01 de Fevereiro de 1930 fundaram o Vigor da Mocidade vão ser celebrados, com a importância devida, durante todo este ano de 2020.

O clube da localidade de Fala, em São Martinho do Bispo (Coimbra), completa no próximo sábado (01), o seu 90.º aniversário, mas as comemorações prolongam-se até Outubro, numa programação vasta e que inclui toda a estrutura do Vigor, desde atletas, dirigentes, treinadores, pais, associados e amigos do clube.

O Vigor, que viveu e continua a viver da abnegação e da paixão de uma grande comunidade que quer continuar engrandecer um dos clubes mais ecléticos da cidade, quis marcar os 90 anos de forma diferente.

“Este ano o aniversário tinha de ser marcado de forma diferente, com várias actividades que se estendem ao longo de todo o ano”, explicou Mário Fernandes, presidente do Vigor da Mocidade, salientando que a programação é diversificada e “ainda poderá ter mais surpresas”.

Mário Fernandes sublinha que esta “é uma data marcante, que enaltece o trabalho, a dedicação e o empenho de todos quantos fazem o Vigor”, destacando o papel dos “atletas, pais, dirigentes e treinadores”.

Os cerca de 700 sócios e outros tantos simpatizantes também ajudam a manter “o vigor” que se pretende num clube que quer continuar a ser uma referência na cidade, na região e, também, a nível nacional.

“O Vigor tem, hoje, impacto significativo quer no concelho, no distrito e até a nível nacional”, afirmou o responsável, notando que esse é “o reconhecimento do trabalho que se tem vindo a desenvolver no clube”.

Actualmente com 350 atletas, a partir dos três anos de idade e muitos deles federados, o clube, acredita o seu presidente, “tem possibilidades de vir a ser ainda mais forte a nível nacional, não só pelo futebol, mas também na natação, na patinagem artística e na ginástica acrobática”, acalentando a esperança de que, daqui a 10 anos (quando celebrar o centenário), todos possam ver o Vigor num patamar ainda mais alto.

Com inúmeros objectivos para as várias secções, a grande prioridade para este ano é a colocação de um novo relvado sintético para o campo de futebol. Uma vez que, ainda recentemente, o pavilhão ganhou novo piso, a urgência agora é de dar melhores condições às equipas de futebol (seniores, juniores, juvenis, infantis, benjamins, traquinas e petizes).

A programação teve início ainda este mês, com uma ‘Noite de Fados’ na sede cultural. Mas os destaques acontecem, em particular, em Fevereiro.

Já este sábado(01), realiza-se uma missa em memória dos sócios e directores já falecidos, pelas 18h00, na capela de Fala; logo depois, um beberete com uma matiné dançante, na sede cultural. No dia 15 (sábado), pelas 21h00, e com entrada gratuita, as secções de Patinagem Artística e Ginástica Acrobática vão protagonizar um espectáculo único, que envolve as duas modalidades, intitulado “Voar sobre rodas”.

Segue-se, ainda, o jantar de aniversário (29 de Fevereiro), o torneio da Liga Benfica (da qual o Vigor é parceiro nos escalões de formação de futebol) – a 26 de Abril; um desfile das secções de patinagem e ginástica na “Baixa” de Coimbra (a 02 e 09 de Maio); o habitual festival de natação (16 de Maio); um jogo solteiros vs casados (23 de Maio); a 11.ª Gala do Desporto (13 de Junho) e, por fim, o 2.º Festival de Sopas (03 de Outubro).