Coimbra  21 de Janeiro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

DECO incentiva estudantes universitários a garantir direitos do consumidor

3 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: DECO incentiva estudantes universitários a garantir direitos do consumidor

A DECO Centro, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desenvolve a acção de capacitação “Liga-te à DECO – COOL CONSUMER” para informar os estudantes universitários sobre os seus direitos enquanto consumidores e como podem resolver alguns problemas do seu quotidiano.

No dia 09 de Dezembro, entre as 15h00 às 17h00, a DECO estará online para falar sobre as telecomunicações, como fazer as compras online sem riscos, e ainda sobre as garantias que os produtos que adquirimos têm que oferecer aos consumidores. Mas mais importante ainda: como fazer uma reclamação, onde e como resolver estes problemas e ainda ser compensado dos danos causados.

Os estudantes reclamam pouco é a conclusão da DECO após ter inquirido mais de 1 000 estudantes universitários. Muitos acham que não vale a pena e outros não sabem como usar os mecanismos que existem para resolver as reclamações e garantir os seus direitos.

Neste estudo, concluiu-se que 77,2 por cento dos jovens inquiridos não sabe o que é um conflito de consumo e 41,4 por cento nunca, quase nunca ou poucas vezes reclamam quando insatisfeitos com um produto ou serviço. “Os resultados evidenciados justificam a necessidade de intervenção junto dos jovens adultos e dos contextos onde se movimenta esta nova geração de consumidores, no sentido de os mobilizar face a eventuais problemas de consumo”, concluiu a DECO.

A acção será gratuita e as inscrições podem ser feitas através do endereço decoforma.centro@deco.pt.

Os interessados podem consultar mais informação em http://decoforma.pt/noticias/liga-te-a-deco-cool-consumers/.