Coimbra  9 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

David Ferreira lança plataforma de debate e pensamento político Europeu

29 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: David Ferreira lança plataforma de debate e pensamento político Europeu

O conimbricense David Gil Gonçalves é um dos impulsionadores da Plataforma 86 – Think Tank de Políticas Progressistas Europeia que será lançada sábado (dia 30), pelas 17h00, nas páginas de Facebook e Twitter do Partido Socialista.

O projecto, desenvolvido por David Ferreira da Silva, Milton Nunes (coordenação da 86) e David Gil Gonçalves, está integrado no “Centro da Esquerda” – Centro de Formação Política, criado pelo PS e o Partido Socialista Europeu.

A sessão de abertura inclui a conferência sob o mote “O Futuro da Europa”, com intervenções iniciais de José Luís Carneiro e Carlos Zorrinho, cabendo o encerramento à presidente do Grupo Socialistas e Democratas do Parlamento Europeu, Iratxe Garcia Pérez. O debate tem a participação de Pedro Silva Pereira, vice-presidente do PE e eurodeputado do PS, Luísa Meireles, jornalista, e Miguel Costa Matos, secretário-geral da JS.

O desafio da criação desta plataforma foi lançado pelo secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, e pela delegação socialista do Grupo S&D, com David Ferreira da Silva a explicar que o objectivo foi “criar uma iniciativa mobilizadora e aberta à sociedade civil, que pudesse pensar a Europa de forma inovadora e progressista”.

“Inspirada pela ideia de uma viagem no tempo, esta plataforma quer basear-se nos valores de sempre, nas lideranças e políticas públicas que mudaram Portugal e a Europa, para começar a debater, pensar e agir perante os desafios que se apresentam ao futuro europeu” – acrescenta.

“Um dos grandes objectivos é simplificarmos a linguagem política para todas as gerações e, ao mesmo tempo, criar uma rede de novas vozes que possam abrir novos horizontes de pensamento sobre as políticas que necessitamos para o futuro da Europa”, refere David Ferreira da Silva, defendendo que “urge uma efectiva aproximação entre as instituições e as pessoas, aprendendo com o que fizemos de bem e de mal”.

Os mentores deste conceito contaram com a colaboração da Delegação Socialista Portuguesa do Parlamento Europeu para o desenvolvimento desta plataforma, que neste momento já contempla um ciclo de cinco conferências agendadas, com temas prementes e convidados de renome.