Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Data de nascimento de Luís de Camões vai hoje a debate na Universidade de Coimbra

23 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Data de nascimento de Luís de Camões vai hoje a debate na Universidade de Coimbra

No quinto centenário do “dia em que eu nasci”, a Biblioteca Geral e a Imprensa da Universidade de Coimbra (BGUC e IUC) vão reunir hoje especialistas para discutir a possibilidade de considerar o dia 23 de Janeiro de 1524 como a data de nascimento do poeta Luís de Camões.

A sugestão parte de uma interpretação do início de um soneto de Camões – “O dia em que eu nasci, morra e pereça” – que, segundo alguns estudiosos, poderia ser uma alusão a um eclipse solar visível em Portugal em 1525, ano próximo ao sugerido pelos documentos históricos.

A sessão, agendada para as 17h00 na Sala de São Pedro, contará com a participação de Carlota Simões, João Fernandes, e Rita Marnoto, destacados especialistas nas áreas de Matemática, Astronomia, e Literatura, respectivamente.

Carlota Simões, professora da FCTUC e directora da IUC, guiará os presentes através do processo de investigação que envolve a procura de efemérides astronómicas e a consulta de tabelas de eclipses para determinar com maior precisão a data de nascimento de Luís de Camões.

A primeira abordagem à relação entre Camões e a astronomia foi realizada por Luciano Pereira da Silva entre 1913 e 1915, que sugeriu que o poeta utilizava princípios astronómicos em “Os Lusíadas”. O debate prosseguirá com João Fernandes, director do Observatório Geofísico e Astronómico da UC, que discutirá como os eclipses solares e lunares eram previstos com grande precisão na época de Camões.

Rita Marnoto, professora catedrática da Faculdade de Letras da UC, encerrará a sessão, explorando referências a eclipses noutras obras relevantes da época.

A entrada é livre, mas devido à lotação limitada da sala, é aconselhável realizar reserva por email para be-eventos@bg.uc.pt ou preenchendo o formulário disponível em https://bit.ly/23012024BGUC.