Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Daniel Azenha e Mariana Rodrigues na luta pela liderança da AAC

2 de Outubro 2018

As eleições para a presidência da Associação Académica de Coimbra (AAC) contam já com dois candidatos: Daniel Azenha, da Faculdade de Letras, e Mariana Rodrigues, da Faculdade de Direito.

Os dois estudantes, que fazem parte da vice-presidência da actual Direcção, querem ocupar o lugar que será deixado por Alexandre Amado depois de dois mandatos à frente dos destinos da AAC.

Daniel Azenha, de 23 anos e natural da Figueira da Foz, é licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras (FLUC) e encontra-se a terminar o mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis pela mesma Faculdade. Foi presidente do Núcleo de Estudantes da FLUC, em 2015, e um dos impulsionadores do programa “Académica Start UC”, uma iniciativa de empreendedorismo e que está, este ano, na sua 3.ª edição.

Na sua candidatura, com o lema “Contigo Somos Académica”, Daniel Azenha relembra os últimos quatro anos, em que esteve “na luta constante por melhores condições para a comunidade [estudantil], mas igualmente ajudando a criar renovadas iniciativas com impacto no dia-a-dia estudantil”.

“Acredito convictamente num novo projecto para a AAC, consolidando o trabalho realizado nos últimos anos em prol da academia e envolvendo os cerca de 23 000 estudantes na discussão dos problemas crónicos do Ensino Superior”, admitindo que avançou com a candidatura por “sentir apoio constante da Academia na prossecução destes objectivos”.

As suas “bandeiras” vão focar-se, essencialmente, na “defesa intransigente dos direitos fundamentais dos estudantes, na evolução da cultura e do desporto da AAC alicerçada nas respectivas secções e na intervenção constante na sociedade”, prometendo o estudante uma candidatura “agregadora e mobilizadora em torno das principais causas estudantis”.

Também Mariana Gaspar Rodrigues, natural de Coimbra e com 23 anos, avança para a liderança da AAC.

A aluna da Faculdade de Direito (FDUC) fez parte do Núcleo de Estudantes de Direito e integrou o Conselho Pedagógico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, estando, actualmente na vice-presidência com os pelouros da Política Educativa e da Cultura.

Exerceu, ainda, as funções de chefe de gabinete, coordenadora da área Política e coordenadora do pelouro da Pedagogia.

Bastante ligada à AAC, onde desde os seis anos pratica desporto e, em particular, ginástica, Mariana Rodrigues acredita que, por isso, contactou já “com todas as dimensões da ‘Casa’”.

No caso de vencer as eleições, a estudante pode tornar-se na primeira mulher a presidir a AAC no século XXI e apenas a quarta em 130 anos de história da instituição.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com