Coimbra  16 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Dan Cake com fábrica em Coimbra comprada por empresa francesa

3 de Maio 2021 Jornal Campeão: Dan Cake com fábrica em Coimbra comprada por empresa francesa

A gigante europeia de pastelaria industrial Biscuit International anunciou, através de um comunicado, a conclusão da aquisição da Dan Cake Portugal, no âmbito da sua estratégia de reforço de posição no mercado europeu do sector.

Os proprietários da Dan Cake Portugal, nas mãos da família Jamnadas desde a sua fundação, em 1978, aceitaram vender a empresa à Biscuit international (BI), um dos principais produtores europeus no mercado da pastelaria industrial , de origem francesa e que é controlado pela Platinum Equity, uma sociedade de investimento global norte-americana.
“Esta aquisição integra-se na estratégia de crescimento da Biscuit International (BI), incluindo a expansão orgânica e externa do seu portfólio e da sua presença geográfica, reforçando a posição da BI no mercado europeu de pastelaria industrial de marca própria”, refere a empresa francesa.

Sediada em Lisboa, com operações industriais na Póvoa de Santa Iria e em Coimbra, a Dan Cake emprega cerca de 500 pessoas e factura 55 milhões de euros anuais, 20% das quais em Portugal e os restantes 80% para exportação.

Os produtos da Dan Cake são principalmente vendidos para marcas próprias, mas também sob a marca ‘Danesita’ e outras marcas ‘Dan Cake’.

Com a conclusão da transacção o grupo BI produzirá cerca de 200 000 toneladas de biscoitos e ‘waffles’ em 20 fábricas na Europa.

No entanto a Biscuit mantém Mitesh Jamnadas no cargo de director Executivo da Dan Cake. “Esta transacção permitirá à Dan Cake Portugal entrar numa nova fase positiva do seu desenvolvimento, para benefício da nossa organização, dos nossos clientes, dos nossos produtos, das nossas equipas e do nosso consumidor”, conclui o fundador da empresa portuguesa, cuja equipa de gestão vai manter Mitesh Jamnadas como director Executico e Virgílio Alves no cargo de CFO.

Sediada em Paris, as vendas da Biscuit International, em 2020, ultrapassaram os 530 milhões de euros, dois terços dos quais fora da França, com base no seu portfólio de produtos para clientes grossistas e industriais, empregando o grupo cerca de 2 500 pessoas.

O accionista maioritário da BI é a sociedade de investimento Platinum Equity, fundada em 1995 por Tom Gores e actualmente com mil milhões em activos sob gestão e um portfólio de aproximadamente 40 empresas internacionais.