Coimbra  4 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

D. Ximenes Belo apresenta livro na Biblioteca Geral da UC

17 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: D. Ximenes Belo apresenta livro na Biblioteca Geral da UC

“Quinhentos Anos de Evangelização de Timor Leste” (2.º Volume) é a obra, da autoria de D. Carlos Ximenes Belo, que será apresentada, hoje, pelas 16h30, na sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC).

A obra, editada pela Fundação Engenheiro António de Almeida, trata a história da igreja em Timor-Leste e, sendo o segundo volume, revela os acontecimentos eclesiais que ocorreram naquele território desde 1940 até 2012.

A obra apresenta sumariamente, num primeiro momento, a História civil de Timor-Leste: os últimos anos da presença portuguesa (1940-1975); o tempo da integração do território na Indonésia (1975-1999); a administração transitória das Nações Unidas (1999-2002) e os primeiros 10 anos de independência. Na segunda parte do livro descrevem-se os factos relevantes da vida da Igreja desde 1940 até 2012.

A terceira parte do livro faz referência a sacerdotes que foram colaboradores dos bispos como governadores do bispado e vigários-gerais. Por fim, um nota de referência às obras publicadas pelos missionários.

A cerimónia de apresentação vai contar com a presença do autor, D. Carlos Ximenes Belo, e do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

Para falar sobre a obra estará presente João Marinho dos Santos, da Faculdade de Letras da UC.

Livro Ximenes Belo