Coimbra  24 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Curso em Operações de Paz e Acção Humanitária decorre em Coimbra

14 de Setembro 2023 Jornal Campeão: Curso em Operações de Paz e Acção Humanitária decorre em Coimbra

Terá início no dia 30 de Setembro, no auditório da Brigada de Intervenção, no aquartelamento de Santana, em Coimbra, o 14.º Curso em Operações de Paz e Acção Humanitária.

Esta é uma iniciativa conjunta do Ius Gentium Conimbrigae – Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH) e do Comando da Brigada de Intervenção (BrigInt) do Exército Português.

O curso é organizado sob a orientação do Professor Doutor Jónatas Machado (IGC/CDH), da mestre Carla de Marcelino Gomes (IGC/CDH) e do coronel António José Fernandes de Oliveira (BrigInt). A direcção executiva pertence à mestre Rita Perdigão (IGC/CDH) e à major Macedo Marques (BrigInt).

A décima quarta edição do curso tem os seguintes objectivos de formação: a preparação de civis e de militares interessados em Operações de Paz e em Acções Humanitárias, familiarizando-os com estes contextos; a promoção da interacção entre os vários actores presentes em Zonas/Regiões sujeitas a esta tipologia de operações; e a aquisição de competências teórico-práticas que facilitem a compreensão das diversas dinâmicas inerentes às Operações de Paz e à Acção Humanitária.

O curso está estruturado com componentes lectivas teóricas e práticas, contando com auditores civis e militares, assim como com um corpo docente também civil e militar. O curso OPAH decorrerá até 11 de Novembro.

Em simultâneo, numa iniciativa conjunta do Ius Gentium Conimbrigae – Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH) e do Instituto Universitário Militar (IUM), iniciar-se-á a 3.ª edição do Curso de Pós-graduação em Conflitos Armados e Direitos Humanos. Este curso de pós-graduação decorrerá até 15 de Março de2024, nas modalidades híbrida e online.

As inscrições ainda estão disponíveis. Mais informações em http://www.fd.uc.pt/igc.