Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cumpre-se a tradição com a inauguração do presépio dos Bombeiros

16 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Cumpre-se a tradição com a inauguração do presépio dos Bombeiros

Desde há mais de 90 anos que o Natal em Coimbra tem de ser celebrado com uma visita ao famoso presépio da Companhia de Bombeiros Sapadores (ex-Bombeiros Municipais).

O presépio foi inaugurado, hoje, pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, acompanhado de vereadores, acto que contou com a presença dos alunos do quarto ano do Jardim-Escola de João de Deus, os quais brindaram os presentes com três músicas natalícias.

A representação do nascimento de Cristo é já uma visita obrigatória para os conimbricenses (e não só) que todos os anos podem apreciar as cerca de 150 figuras do presépio, muitas delas animadas e envoltas num cenário construído na sua totalidade pelos bombeiros da CBS, o qual ocupa cerca de 60 metros quadrados.

O moleiro, o ferreiro, o serrador, as noras e os moinhos, o Sol que dá lugar à Lua, os percursos de água, as várias personagens que se movimentam e, claro, a gruta onde está a Sagrada Família são algumas das atracções deste presépio.

E porque uma das preocupações dos bombeiros é, também, alertar a população para a sua missão, no espaço contíguo ao presépio existe, este ano, uma exposição temática dedicada aos incêndios florestais, com um cenário que representa as espécies existentes na nossa floresta, os meios aplicados ao combate aos fogos e painéis de sensibilização, a pensar nas crianças ou nos adultos.

No exterior, está montado um estábulo com animais vivos e um carro de bombeiros antigo do espólio da Câmara Municipal de Coimbra.

O presépio é movido através de um motor principal e complementado por inúmeras luzes, sendo que ao longo dos anos foram sendo construídos vários engenhos (como a abertura da porta do castelo, o lagar de azeite, a oficina do ferreiro, a serração, a cegonha, a nora ou os moinhos), nos quais se aproveitam materiais originalmente construídos com outros propósitos, dando assim ênfase à reciclagem.

A realização deste histórico presépio, que demora cerca de um mês a estar pronto, conta com a participação de todos os pelotões da CBS, cabendo a cada um uma parte específica da montagem.

O presépio está aberto até 07 de Janeiro, no Vale das Flores, e a entrada é gratuita.