Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cultura do Centro apoia projectos de associações culturais

10 de Março 2020 Jornal Campeão: Cultura do Centro apoia projectos de associações culturais

A Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC) apresentou a abertura das candidaturas ao Programa de Apoio à Acção Cultural da Região Centro (PAAC) que, pelo segundo ano consecutivo, tem como objectivo apoiar projectos e iniciativas culturais promovidos por associações da região.

Com um investimento total de 60 000 euros, o concurso, cujas candidaturas decorrem entre amanhã (11) e 11 de Abril, destina-se a apoiar “iniciativas e projectos de associações privadas sem fins lucrativos, não profissionais”, constituídas há mais de dois anos e sediadas num dos 77 municípios que integram a região Centro.

Conforme referiu Suzana Menezes, Directora Regional de Cultura do Centro, apoiar o desenvolvimento de iniciativas ou projectos que “estimulem o envolvimento, participação e capacitação das comunidades locais” e fortalecer o “tecido cultural local, não profissional, através do apoio à criação artística”, são alguns dos objectivos deste programa.

Os projectos a financiar devem enquadrar-se numa das medidas do programa: criação artística e difusão das artes do espectáculo, que dispõe de uma verba de 40 000 euros; iniciativas no domínio das artes plásticas (3 000 euros); edições (5 000 euros); e iniciativas de difusão e formação de cinema e audiovisual (12 000 euros).

Esta última secção, que visa estimular a difusão cinematográfica e audiovisual na região, assim como a capacitação dos agentes culturais e do público em geral, é nova em relação à primeira edição do PAAC.

Em 2019 o programa apoiou 25 projectos, esperando a DRCC que nesta edição sejam bastante mais as associações a candidatarem-se a este apoio.