Coimbra  28 de Fevereiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Cuidar do outro”, exposição de Nunes Pereira no Seminário de Coimbra

22 de Janeiro 2020

Hoje, pelas 17h30, o Seminário Maior de Coimbra inaugura a exposição temporária sob o tema “Cuidar do outro, pela xilogravura de monsenhor Nunes Pereira”.

A temática escolhida prende-se com uma xilogravura, doada ao Seminário Maior por Nunes Pereira, uma obra que retrata a pioneira da enfermagem em Inglaterra, Florence Nightingale, num momento muito específico da sua vida, a Guerra da Crimeia.

A xilogravura encerra em si, em termos iconográficos e da arte do cuidado, um valor intrínseco e em termos meditativos, do que é Cuidar do outro. ‘Cuidar’ não é só tratar fisicamente, mas também e não menos importante, elevar o outro emocional e espiritualmente”, refere o reitor do Seminário, Nuno Miguel dos Santos.

Mantendo o seu traço simples, límpido e magistral, Nunes Pereira através a sua arte, convida-nos a colocar perante o outro, como cuidamos e que presença somos para o outro”, acrescenta.

Esta exposição alia-se, também, às comemorações do bicentenário da fundadora da enfermagem (1820-2020), no Ano Internacional do Enfermeiro.

A visita será sempre por marcação prévia através do contacto 239792340 ou 911592313 e do email: cisantos2477@gmail.com. A visita será gratuita para todas as pessoas com menos de 18 anos, sugerindo-se que os restantes possam colaborar para a manutenção do espaço.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com