Coimbra  24 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CUF e AIBILI parceiros na investigação clínica

3 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: CUF e AIBILI parceiros na investigação clínica

A CUF e a AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem – celebraram uma parceria “para o desenvolvimento de investigação clínica que irá permitir reforçar as competências de ambas as instituições e unir esforços para a concretização de projectos relevantes, nomeadamente na área da oftalmologia”.

A parceria “junta os esforços e competências de duas instituições que veem a investigação clínica como factor determinante para o desenvolvimento da saúde em Portugal”. A AIBILI dedica-se à investigação clínica e translacional e ao desenvolvimento de novas tecnologias de imagem médica, reconhecida a nível internacional e único Centro de Interface Tecnológico na área da saúde em Portugal.

Já a CUF, através da CUF Academic and Research Medical Center e do Hospital CUF Coimbra, representa o maior e mais antigo grupo privado de saúde em Portugal, integrada numa rede de hospitais e clínicas localizadas de Norte a Sul do país, com uma experiência de 75 anos na prestação de cuidados de saúde.

Para o presidente da AIBILI, José Cunha Vaz, “a assinatura desta parceria permite concretizar um dos principais objectivos da nossa instituição ao estender o seu leque de parcerias e fomentar o desenvolvimento da investigação clínica em Portugal”.

Maria João Germano, administradora do Hospital CUF Coimbra, acredita que este protocolo “beneficiará, acima de tudo, a investigação que se faz em saúde, não apenas em Coimbra mas a nível nacional”.

Para além da participação de investigadores e médicos das diferentes unidades CUF em estudos de investigação clínica promovidos pela AIBILI, esta parceria prevê “a realização de cursos, ‘workshops’ e acções de formação através da CUF Academic and Research Medical Center – a entidade responsável pela investigação clínica e formação de profissionais na CUF”, adiantam as duas entidades.

Esta parceria reforça, também, a aposta da CUF “na criação de sinergias com as mais prestigiadas instituições na área da saúde, investigação e ensino, nas regiões onde estão implantadas as suas unidades”.

Para a AIBILI ajudará a “potenciar a sua missão de inovação na área da saúde permitindo o desenvolvimento de novos meios de diagnóstico, biomarcadores e novas opções terapêuticas”.