Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cubano Carlos Albornoz é o vencedor do torneio de xadrez da Figueira da Foz

13 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Cubano Carlos Albornoz é o vencedor do torneio de xadrez da Figueira da Foz

O campeão Carlos Albornoz (Cuba), com o presidente da Assembleia Figueirense, a vice-presidente da Câmara e Miguel Babo

O grande mestre cubano Carlos Albornoz, que faz parte da selecção nacional de Cuba e foi um dos mais cotados jogadores presentes no torneio de xadrez da Figueira da Foz, venceu na última jornada.

Albornoz defrontava de pretas o então líder, o indiano Chintagunta Reddy, que precisava apenas de um empate para vencer o torneio.

O jogador cubano demonstrou, desde o início da partida, que ia jogar agressivamente explorando alguma contenção do jogador indiano, sabendo este que lhe bastava o empate.

A partida, que foi a última a acabar na jornada e que decidira o trono, teve um final de altíssimo nível por parte do cubano de 22 anos que assim fez jus a toda a expectativa que recaiu sobre ele e para o seu futuro.

O jovem grande mestre cubano ganha assim o mais forte, mais premiado e mais prestigiado Torneio de sempre da história do Xadrez em Portugal e ajuda a escrever uma página dourada na história do xadrez da Figueira da Foz.

Completaram o pódio o mestre internacional indiano Babu Lalit e Chintagunta Reddy, com os jogadores indianos a serem os grandes protagonistas, colocando seis jogadores nos 12 primeiros classificados.

A grande mestra francesa Nino Maizuradze foi a melhor classificada entre as mulheres, seguida da WMI polaca Alexandra Acha e da também polaca a WGM Julia Antolak.

A menina prodígio Arkhila Charvi obteve 5 pontos em 9 e a 39.ª posição.

O MI espanhol Hector Cardenas foi o melhor entre os veteranos, seguido do GM canadiano, o campeoníssimo Kevin Spraggett e o GM da Bulgária Vladimir Petkov.

O MI André Sousa, já por duas vezes campeão nacional absoluto, foi o melhor português na 34.ª posição.