Coimbra  25 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cruz Vermelha de Coimbra já efectuou mais de 3 600 testes covid-19

22 de Maio 2020

A Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa, desde dia 24 de Abril, já efectuou mais de 3 600 testes covid-19 à população, dos quais 2 600 foram realizados no distrito de Coimbra, em parceria com a Segurança Social, nomeadamente em Montemor-o-Velho, Cantanhede, Vila Nova de Poiares, Figueira da Foz, Oliveira do Hospital e Coimbra.

A recolha de amostras envolveu, até ao momento, 44 operacionais da Delegação, organizados em equipas compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de emergência.

“Os testes de zaragatoa têm sido fundamentais para a definição de estratégias de prevenção de contágio e ajustamento de respostas à doença, sendo os principais grupos-alvo até ao momento funcionários de creches, de Centros de Atividades Ocupacionais e lares de terceira idade, mas também outras instituições da região de Coimbra e arredores”, afirmou Ana Sousa, médica e Coordenadora Local de Emergência da Delegação de Coimbra.

Durante a pandemia, a Estrutura Operacional de Emergência da Delegação de Coimbra, enquanto estrutura de referência nacional da Cruz Vermelha, tem mantido a responsabilidade diária na resposta da Emergência Pré-Hospitalar da Cidade, tendo para o efeito duas ambulâncias Posto de Emergência Médica, sob orientação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

A par da resposta na vertente de Emergência Pré-Hospitalar, também foi criada uma ambulância dedicada ao transporte de casos suspeitos/confirmados de covid-19, 24 horas por dia.

No sentido de aumentar a capacidade de resposta à realização de testes de despistagem à covid-19, a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa vai continuar o programa de testes de despistagem no decorrer das próximas semanas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com