Coimbra  5 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cruz Vermelha de Coimbra celebra 66 anos com dia aberto

10 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: Cruz Vermelha de Coimbra celebra 66 anos com dia aberto

O Centro Clínico de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa, na avenida de Fernão de Magalhães, acolhe, durante o dia de hoje, as comemorações do 66.º aniversário da instituição.

Entre as 09h00 e as 14h00, realizam-se rastreios gratuitos (pressão arterial, glicemia capilar e electrocardiograma), oferece-se dois electrocardiogramas por cada hora e sorteiam-se seis vales SBVDAE – Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo.

A parte da tarde, das 14h30 às 19h00, na delegação de Coimbra da Cruz Vermelha e na Sala de Operações Nacional, contará com visitas guiadas ao espaço, com actividades e uma apresentação histórica.

Pelas 17h00, decorrerá a cerimónia de tomada de posse da Direcção da Cruz Vermelha de Coimbra, constituída por Severino Carvalho de Oliveira (presidente); Gonçalo Nuno Gonçalves Órfão e Ana Filipa de Sousa Santos (vice-presidentes); António Ricardo Silva Correia (tesoureiro) e Fernando Miguel Rodrigues Marques e Ramiro Fernandes Brás (Vogais).

Serão, ainda, entregues três medalhas de ouro aos voluntários com mais de 20 anos na Cruz Vermelha de Coimbra, numa sessão solene que espera contar com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, e do vereador Jorge Alves. Além disso, está ainda convidado o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, e confirmada já está a presença do vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, General Governo Maia.

A estes momentos segue-se o corte de bolo e Porto de Honra, e, mais tarde, entre as 21h00 e as 22h30, realiza-se uma reunião geral de voluntários e apresentação da nova equipa de Coordenação Local de Emergência.

Cruz Vermelha assina protocolo com Município de Coimbra

O acordo de cooperação entre a Cruz Vermelha de Coimbra e a Câmara Municipal foi assinado, na passada sexta-feira (07), que visa uma compartição financeira por parte da autarquia para “aquisição de equipamento para o projecto ‘Espaço ALLMA Social’”, revela a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha.

Severino de Oliveira, presidente da Delegação da Cruz Vermelha, afirma que “este apoio financeiro por parte da Câmara Municipal irá permitir que a Delegação coloque em prática várias iniciativas já planeadas. Um dos objectivos da Delegação é continuar a trabalhar a excelência do projecto ‘ALLMA Social’, que conta actualmente com quatro valências: “Aprendizagem e capacitação”, uma “Loja Social” (à frente da rodoviária de Coimbra), o “Mercadinho Mais” (que apoia indivíduos em vulnerabilidade social) e os “Ateliers criativos” (de costura e abertos a toda a comunidade)”.

Na sessão marcaram presença outras instituições, tendo Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, afirmado que “Coimbra fica melhor com a actividade de cada uma destas instituições, sendo que contribuem para que os nossos concidadãos vivam e usufruam da nossa cidade”.