Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Critical Software envolvida em missão espacial que mede subida da água do mar

23 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Critical Software envolvida em missão espacial que mede subida da água do mar

A Critical Software, com sede em Coimbra, está envolvida no lançamento do Copernicus Sentinel-6, o primeiro de dois satélites que têm como missão medir o nível de subida da água do mar, tendo sido enviado para o Espaço no sábado, pelas 16h45. A empresa especializada no desenvolvimento de soluções e serviços de engenharia para o suporte a sistemas críticos está envolvida neste projecto desde 2016.

O Copernicus Sentinel-6 tem como objectivo registar a longo prazo as medições da altura da superfície do mar e fornecer dados para oceanografia operacional e meteorologia marinha. O Sentinel-6 transporta um altímetro que mede o tempo que os impulsos do radar levam a viajar até à superfície da Terra e de volta ao satélite. Combinadas com dados precisos de localização do satélite, as medições de altimetria produzem a altura da superfície do mar.

A Critical Software foi responsável pelo desenvolvimento de várias componentes do software do computador central, da definição de requisitos e design de software, do desenvolvimento e validação funcional dos procedimentos de controlo abordo do satélite e da validação de toda a cadeia do subsistema de detecção, isolamento e recuperação a falhas.

“Continuamos a nossa trajectória no desenvolvimento de software crítico para o Espaço, desta vez numa missão com foco nas alterações climáticas, um tema com grande impacto e de crescente relevância. Estamos conscientes da importância do nosso software no desempenho das funções vitais do Satélite, que vai permitir continuar a monitorizar a subida da água do mar pelo menos durante mais cinco anos, e esperamos que seja possível transformar a informação recolhida em soluções para este problema que afecta tantas comunidades.”, afirma Mauro Gameiro, responsável técnico pelo Mercado de Espaço da Critical Software.

Uma vez que a subida do nível do mar é um indicador chave das alterações climáticas, a monitorização da superfície do mar é essencial para a ciência climática, para a elaboração de políticas e, em última análise, para proteger as vidas daqueles que se encontram em regiões de risco. Com milhões de pessoas em todo o mundo a viver em regiões costeiras, torna-se urgente prever a iminência de verem as zonas onde habitam submersas pelo nível da água do mar, sendo esta uma das maiores ameaças ambientais resultantes das alterações climáticas.

O Copernicus Sentinel-6 foi desenvolvido numa colaboração internacional entre a ESA (Agência Espacial Europeia), NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), Eumetsat (Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos), NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) e a União Europeia, com contribuições do Conselho Nacional para a Economia Social.

A Critical Software trabalha em sistemas críticos para a indústria Espacial desde a sua fundação, em 1998, altura em que a equipa desenvolveu um projecto com a NASA. Desde então, já participou em mais de 20 missões espaciais.