Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cristina Carvalho galardoada no Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga

25 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Cristina Carvalho galardoada no Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga

A escritora Cristina Carvalho foi galardoada, ontem (24), na 1.ª edição do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga com o livro “Ingmar Bergman – O Caminho contra o Vento”.

A iniciativa, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi coorganizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Associação Portuguesa de Escritores (APE). O júri, constituído por José Manuel Mendes, presidente da APE, e pelos professores Artur Anselmo, Cândido Oliveira Martins e Cristina Robalo Cordeiro, atribuiu o Grande Prémio “por maioria”, sendo que a autora com esta ‘vitória’ vai receber um valor pecuniário de 12.500 euros.

“Mais e melhor do que uma leitura atenta e objectiva sobre uma das personalidades mais marcantes da história do cinema, esta ficção, redigida na primeira pessoa, ou diário imaginário, leva o leitor a entrar no vivido quotidiano e nas recordações de um velho homem de génio”, pode ler-se na ata do júri.

Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, em 1949, e é filha dos escritores Natália Nunes e António Gedeão – pseudónimo de Rómulo de Carvalho, que curiosamente nasceu a 24 de Novembro, factor que emocionou a galardoada. É autora de 21 obras de ficção e ensaio, entre as quais “O Olhar e a Alma, romance de Modigliani” e “A Saga de Selma Lagerlof”.

A CM Coimbra e a APE decidiram colaborar, em Junho deste ano, para fazer evoluir o Prémio Literário Miguel Torga/Cidade de Coimbra, que a autarquia instituiu em 1984 para homenagear um dos mais influentes escritores portugueses do século XX. Esta é então a primeira edição da organização conjunta do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga APE/CM Coimbra.

Nesta nova versão, o prémio passa a galardoar uma obra em português, de autoria portuguesa, publicada em livro e em primeira edição no ano anterior, passando a ter uma periodicidade anual. A cerimónia de entrega do galardão vai decorrer, todos os anos, em Coimbra.