Coimbra  1 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Crime de Montes Claros: Ana Saltão ilibada por um colega

20 de Junho 2017 Jornal Campeão: Crime de Montes Claros: Ana Saltão ilibada por um colega

Um colega da inspectora da PJ acusada de ter matado, em Coimbra, a avó materna do marido ilibou, ontem (20), Ana Saltão ao pôr em xeque procedimentos de segurança do local onde trabalha.

Inspector da Polícia Judiciária, João Pereira, instado pela advogada de defesa, Mónica Quintela, disse que aos visitantes da Directoria do Norte é exigida a passagem por um detector de metais, mas indicou que se esgotam aí as medidas de segurança.

Segundo o depoimento, a testemunha tem assistido à movimentação de pessoal da limpeza a transportar sacos de lixo sem passagem pelo referido detector.

Trata-se de um aspecto que, de acordo com João Pereira, tem sido muito “comentado internamente”.

A questão dos procedimentos de segurança na Directoria do Norte da PJ já tinha sido posta ao titular da mesma, João Baptista Romão, mas aquele magistrado do Ministério Público evitou respostas invocando o segredo de Justiça por que estão abrangidos determinados casos.

João Pereira pouco esclareceu acerca da matéria, mas referiu-se a desaparecimento de lingotes de ouro de um cofre, “a que os inspectores não têm acesso”, e de dinheiro na zona do bar.

A testemunha arrolada pela defesa de Ana Saltão aludiu, ainda, a rumores de que terão desaparecido munições da carreira de tiro usada pelo pessoal da PJ do Porto.

Quanto ao desaparecimento da arma da inspectora Liliana Vasconcelos, tido pela acusação como furto de uma pistola Glock e imputado a Ana Saltão, João Pereira indicou tratar-se de um caso raro.

Para o inspector, nos corredores da Directoria do Norte da Polícia Judiciária ficou a ideia de que Liliana Vasconcelos terá perdido a arma que lhe havia sido confiada.

Neste contexto, João Pereira remeteu para procedimentos internos cujo cumprimento implica que os inspectores sejam sempre portadores das respectivas pistolas.