Coimbra  18 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Crianças lousanenses recebem livro de Natal sobre o Talasnal

27 de Dezembro 2018 Jornal Campeão: Crianças lousanenses recebem livro de Natal sobre o Talasnal

A Câmara Municipal da Lousã, em parceria com a Activar/CLDS 3 G, ofereceu o livro “Xisto na Aldeia”, a cerca de 1 000 crianças do concelho, que frequentam o ensino pré-escolar (público e privado) e o primeiro ciclo.

A obra tem como tema a identidade local e como personagem principal “Xisto”, uma criança que cresceu no Talasnal e viveu a sua infância na Serra da Lousã.

Paula Gonçalves é a autora do texto e a ilustração resulta de uma oficina, com crianças e jovens, orientada pela ilustradora Carla Nazareth, onde se trabalhou a “identidade cultural destas crianças se criou uma ferramenta para trabalhar esta temática”.

Este livro é a continuidade de um projecto de promoção de leitura em família, iniciado já em 2000 e que consiste na oferta de um livro às crianças na altura do Natal.

“Esta medida tem como objectivos contribuir para o gosto pela leitura, promover a leitura em família – nomeadamente na época natalícia – bem como proporcionar às crianças a oportunidade de possuírem livros seus e criarem uma biblioteca pessoal”, refere a autarquia.

A obra foi apresentada na Aldeia do Talasnal, em meados de Dezembro, contando com a presença da autora, dos ‘pequenos’ ilustradores e dos parceiros envolvidos no projecto.

A obra foi desenvolvida no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) Lousã + Inclusiva, do qual a Câmara Municipal é um parceiro privilegiado.

Para 19 de Janeiro (sábado), está prevista nova apresentação da obra, dirigida sobretudo ao público infantil, que acontecerá no âmbito do “Sábado Cultural” da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.