Coimbra  25 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Crianças internadas no Pediátrico receberam viseiras decoradas

1 de Junho 2020 Jornal Campeão: Crianças internadas no Pediátrico receberam viseiras decoradas

Uma centena de viseiras decoradas pela Liga dos Pequeninos foram, hoje, entregues às crianças internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra, uma iniciativa do movimento solidário “Todos Por quem Cuida”, promovida pelas ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA.

O objectivo desta entrega foi assinalar o Dia Mundial da Criança mas, também, sensibilizar os mais pequenos para a nova “realidade” à qual todos nos temos de adaptar.

As viseiras foram também distribuídas no Serviço de Urgência e salas de espera, assinalando assim um dia importante para as crianças, mas também para os adultos, sendo esta uma forma de levar aos mais pequenos uma mensagem de sensibilização e para abordar com eles, de uma forma mais “leve” e lúdica, este tema que está a condicionar o seu dia-a-dia.

“As crianças não percebem porque é que os profissionais de saúde andam de máscaras e porque é que deixaram de receber os beijinhos e abraços habituais. Estas viseiras assumem-se, assim, como um presente que é um símbolo através do qual as pretendemos envolver e sensibilizar para esta realidade”, explicou Isabel Maia, presidente da Liga dos Pequeninos.

A representante da Ordem dos Farmacêuticos, Anabela Mascarenhas, sublinhou também a importância que o “simbolismo” desta doação tem para “estes pequenos heróis que têm que estar devidamente protegidos”, mensagem que foi ainda partilhada por Inês Mesquita, da Ordem dos Médicos.

Já Guiomar Oliveira, do Departamento Pediátrico, enalteceu “o simbolismo e solidariedade” deste gesto, elogiando as crianças pela capacidade que têm em adaptar-se a todas as adversidades que surgem nas suas vidas.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Fernando Regateiro, destacou o carácter educativo que esta acção tem para as crianças, sublinhando que “a educação baseia-se na mudança de comportamentos e de valores”. “Esta celebração é um sinal de proximidade, adequada ao tempo que vivemos, que não traduz distanciamento mas proximidade”.

No CHUC, em particular no seu Hospital Pediátrico, “a forma como se criam modelos é acautelada e protegida. É isso que estamos a fazer aqui dando simbolismo, densidade, força a este Dia Mundial da Criança”, sublinhou.

Para além destas, a Liga recebeu ainda, neste Dia da Criança, mais 100 viseiras, estas já adornadas, numa doação da empresa Alvospot.

De referir que o movimento “Todos Por Quem Cuida” está disponível para todos os que queiram ajudar, através da conta solidária criada com este fim “conta CGD número 0646 017662 930, IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21 ou NIB 0035 0646 00017662 930 21).