Coimbra  22 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Criação do Observatório Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

11 de Junho 2021 Jornal Campeão: Criação do Observatório Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

O projecto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” (NSCCP) iniciou recentemente a operacionalização do Observatório Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal.

Promovido pelo IRFREA Portugal, com o apoio do Portugal 2020, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, este Observatório pretende a sistematização da recolha de informação e o desenvolvimento de estudos e investigações, que garantam uma base de suporte teórico, de forma a colmatar lacunas existentes ao nível dos conhecimentos sobre os problemas associados à vida noturna das diversas cidades da Região Centro.

De forma complementar, este Observatório irá promover a articulação entre os diversos agentes, nomeadamente entre poder público, organizações de base comunitária, empresas e indivíduos, que atuam no sector do lazer noturno.

Através deste suporte será possível sustentar alterações qualitativas nos diversos contextos da vida noturna, bem como garantir a existência de intervenções mais eficazes na promoção de contextos mais saudáveis e seguros.

Desta forma, serão criadas condições que permitam viabilizar ecossistemas de vida noturna mais adequados para todos aqueles que, de variadas formas, utilizam estes contextos, garantindo as condições, de forma articulada entre diversos sectores, para um desenvolvimento sustentável da cultura, da economia e do bem-estar social das cidades e da Região Centro de Portugal.