Coimbra  15 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CpC pede demissão de Regateiro se não apresentar nova maternidade

21 de Maio 2019

Clara Moura, Jorge Gouveia Monteiro e José Vieira Lourenço

 

O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) anunciou, hoje, que no Dia da Criança (01 de Junho) exigirá a demissão de Fernando Regateiro da presidência do Centro Hospitalar e Universitário, caso não apresente um plano de localização da nova maternidade.

Esta é uma posição de dureza não por animosidade para com Fernando Regateiro, mas porque garantiu, há sete meses, a publicação de um plano de localização das várias valências hospitalares em Celas e nos Covões, e até agora respondeu com uma muralha de silêncio”, referiu Jorge Gouveia Monteiro.

“A construção da nova maternidade de Coimbra continua por garantir e as duas existentes sobrevivem com enormes dificuldades”, considera o coordenador do CpC, insurgindo-se contra “os responsáveis da saúde – nacionais e regionais – que se remetem a um silêncio desrespeitoso e comprometedor”.

No próximo dia 01 de Junho, dia Mundial da Criança, o CpC exigirá publicamente a demissão do professor Fernando Regateiro do cargo de presidente do Conselho de Administração do CHUC, a menos que este divulgue, até lá, o prometido plano de localização das diferentes valências, serviços e especialidades nos vários pólos da cidade de Coimbra”, declarou Jorge Gouveia Monteiro.

O CpC anunciou, igualmente, que enviou, hoje, ao presidente da Assembleia da República uma comunicação insistindo no agendamento do debate parlamentar da petição entregue em Julho de 2018 e com 4 500 assinaturas, pedindo a construção da nova maternidade nos Covões.

Jorge Gouveia Monteiro considera, também, que a ministra da Saúde, Marta Temido, “deve tomar em mãos o dossiê da nova maternidade, incluindo a decisão sobre a sua localização, financiamento e calendário de construção, mas também sobre o reforço de meios das actuais maternidades de Bissaya Barreto e de Daniel de Matos até à entrada daquela em funcionamento”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com