Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cozinha Solidária da Integrar está em funcionamento no Natal

24 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Cozinha Solidária da Integrar está em funcionamento no Natal

A Cozinha Solidária da Integrar, a funcionar na Rua Martins de Carvalho, n.º 80, em Coimbra, está de portas abertas neste Natal dando resposta a todas as pessoas que, durante todo o ano, dependem deste apoio para ter acesso a uma refeição quente.

Dia de Natal, entre as 11h00 e as 12h00, é assegurada a confecção e distribuição de refeições, em regime de take-away, a todos os beneficiários.

De referir que a Cozinha Solidária da Integrar é o único serviço de apoio alimentar a funcionar todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos, feriados e épocas festivas (Natal, Ano Novo, Páscoa), procurando dar resposta a todas as situações que chegam diariamente.

Em 2022 foram servidas na Cozinha Solidária, no âmbito da Cantina Social e do Serviço de Alimentação Solidária, cerca de 8.864 refeições, e, em 2023, já serviram, até 30 de Novembro, 9.585 refeições, sendo notório o aumento exponencial dos pedidos de ajuda e do respectivo apoio. Em 2024, a Integrar prevê ultrapassar as 10.000 refeições.

Para além dos colaboradores da Integrar, a associação conta com o apoio de voluntários nestes dias, que oferecem a sua solidariedade e o seu tempo livre a quem mais precisa.

“O voluntariado é uma força motriz da Instituição e, nomeadamente, da Cozinha Solidária, que conta com 10 voluntários individuais e dois Grupos de Voluntariado (ELSA Coimbra e Nova Acrópole) na confecção e entrega de refeições e também na realização de Campanhas e acções comuns”, refere a Integrar.

A Associação Integrar é uma IPSS, sediada em Coimbra, que tem como principal objectivo o desenvolvimento de acções de solidariedade social, na lógica da igualdade de oportunidades, da emancipação e integração das populações desfavorecidas e da justiça social e igualdade entre os indivíduos. Promove e dinamiza actividades de protecção à Infância e Juventude, Família, Comunidade, População Activa, Idosos, Deficientes e Populações Desfavorecidas, cooperando com organismos oficiais e particulares.