Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Covões homenageia Manuel Castelo Branco

16 de Junho 2023 Jornal Campeão: Covões homenageia Manuel Castelo Branco

A União das Freguesias de Covões e Camarneira homenageou Manuel Castelo Branco, no passado 13 de Junho, no âmbito da celebração do Dia da Freguesia.

A cerimónia decorreu no auditório da Banda Filarmónica de Covões, com a presença de várias entidades, entre as quais os presidentes das câmaras municipais de Cantanhede, Mira e Vagos, respectivamente Helena Teodósio, Raúl Almeida e Silvério Regalado, e do presidente da Assembleia Municipal da autarquia cantanhedense, João Moura, bem como a família e muitos amigos do homenageado.

O anfitrião foi o presidente da junta, Asdrúbal Torres, que começou por explicar que “distinguir Manuel Castelo Branco foi uma decisão natural, que se explica pelas ligações familiares a Covões de alguém com um percurso e uma carreira profissional de grande relevo e que, por isso, merece este reconhecimento público”.

Todos os anos a Junta de Freguesia homenageia personalidades ou entidades que “evidenciam mérito na sua actividade, como é manifestamente o caso da personalidade que o executivo decidiu escolher em 2023, por votação unânime”, completou o autarca.

Na mesma linha foi a intervenção da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, que destacou o trabalho de Manuel Castelo Branco como jurista, académico e docente, sem esquecer os cargos que desempenhou, com destaque para o de chefe de gabinete da Ministra da Justiça e o de presidente da Coimbra Business School | ISCAC -Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

Encerrou a sessão o homenageado, que agradeceu à União das Freguesias de Covões e Camarneira o reconhecimento de uma comunidade a que, afirmou, sempre esteve “afetivamente ligado, não só por razões familiares, mas também pelos muitos amigos que aqui fiz na infância, amigos que guardo num lugar especial da minha memória, alguns dos quais tenho a grata satisfação de rever aqui hoje”.