Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Covid-19: Uso de máscara vai deixar de ser obrigatório

21 de Abril 2022 Jornal Campeão: Covid-19: Uso de máscara vai deixar de ser obrigatório

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que estão reunidas as condições para o uso da máscara deixar de ser obrigatória, à excepção dos locais frequentados por “pessoas especialmente vulneráveis”.

“Estão reunidas as condições para a não obrigatoriedade do uso de máscaras, que se mantém nos locais frequentados por pessoas especialmente vulneráveis”, como lares e estruturas de Rede Nacional de Cuidados Continuados Integradas, afirmou a ministra, esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros.

A medida entrará em vigor com a resolução do Conselho de Ministros e a promulgação pelo Presidente da República.

O Governo prolongou a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até ao dia 5 de Maio, tendo sido introduzidas medidas de alívio, anunciou a ministra da Presidência.

A situação de alerta, nível mais baixo de resposta a situações de catástrofes da Lei de Base da Protecção Civil, terminava na sexta-feira.

“O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a declaração da situação de alerta em Portugal continental até 5 de Maio e introduziu alterações ao conjunto de regras que vigoram de prevenção e combate à pandemia”, disse Mariana Vieira da Silva.

Entre as medidas anunciadas está o fim da obrigatoriedade do uso da máscara, à excepção dos locais frequentados por “pessoas especialmente vulneráveis”.