Coimbra  31 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Covid-19: Três restaurantes encerrados em Penacova

23 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Covid-19: Três restaurantes encerrados em Penacova

Três restaurantes de Penacova foram encerrados devido à existência de contágios pela covid-19 em cada um deles, disse hoje o presidente da Câmara Municipal à agência Lusa.

Humberto Oliveira explicou que a decisão de encerrar temporariamente estes estabelecimentos, “localizados na vila e nas proximidades”, foi tomada após terem sido detectados “alguns casos” de infecção pelo vírus entre as pessoas que neles trabalham.

Neste momento, segundo os últimos dados actualizados da Direcção-Geral da Saúde (DGS), há 65 pessoas com a doença no concelho de Penacova.

No dia 10, a Comissão Municipal de Protecção Civil de Penacova resolveu acionar o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, quando se verificava um “agravamento da situação epidemiológica”, então com 26 casos positivos confirmados da covid-19.

Os mercados do concelho também estão encerrados, enquanto a abertura do ano lectivo em Penacova foi adiada do dia 17 para a passada segunda-feira, dia 21, segundo Humberto Oliveira.

O autarca disse que os Serviços Municipais, em articulação com as Juntas de Freguesia e outras entidades, públicas e privadas, têm feito “um esforço adicional” nas últimas semanas, face à evolução da pandemia em Penacova.

“De resto, temos trabalhado de acordo com a legislação e com as regras da DGS em vigor”, acrescentou.

Numa família, chegaram a estar sete pessoas doentes, “mantendo-se dois destes casos ainda activos”, disse Humberto Oliveira.

Localmente, precisou, a maioria das situações de contágio pelo novo coronavírus tem sido registada em território da sede do Município, na freguesia de Penacova.