A Câmara Municipal de Soure anunciou que está a constituir uma bolsa de voluntariado para apoiar Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e lares afectados pela pandemia da covid-19.
“O objectivo é ter recursos humanos disponíveis face a eventuais constrangimentos que venham a verificar-se nas instituições de apoio a idosos do concelho, dotando as mesmas de meios, para que possam continuar a laborar no terreno e a prestar os seus serviços a esta população que é mais vulnerável”, explicou o Município.
Segundo a Câmara de Soure, as necessidades mais prementes “são para os serviços de apoio ao domiciliário e lar, designadamente prestação de cuidados de higiene pessoal, administração de alimentação, limpeza de instalações, apoio a acamados e serviços de enfermagem”.
Os interessados em contribuir podem manifestar a sua disponibilidade através do contacto 926427100 ou do endereço electrónico educacao@cm-soure.pt, indicando nome, contactos, disponibilidade horária e área geográfica onde desempenhar funções.
“O exercício de funções de voluntariado neste âmbito tem inerente a cobertura por seguro e a disponibilização da formação essencial”, acrescenta a autarquia.
A autarquia mantém-se “em permanente articulação com as várias instituições do concelho, estando atenta às suas necessidades”, podendo activar a referida bolsa de voluntariado.
Para além desta medida, o município tem também um pólo dos serviços de acção social e saúde descentralizado, com uma equipa de apoio, entre as 08h00 e as 18h00, para prestar auxílio à população idosa, nomeadamente na entrega de bens essenciais.