Coimbra  3 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Covid-19: Médicos do Centro destacam desempenho do Hospital da Luz Coimbra

10 de Julho 2020 Jornal Campeão: Covid-19: Médicos do Centro destacam desempenho do Hospital da Luz Coimbra

Hugo Raimundo, Luís Ferreira, Andrea Mesa, Filipe Caseiro Alves, Carlos Cortes e Pedro Beja Afonso

O esforço do Hospital da Luz Coimbra na segurança de doentes e profissionais, assim como em manter toda a actividade, foi sublinhada, hoje, pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

Carlos Cortes falava no âmbito das visitas que está a efectuar a hospitais públicos e privados de toda a região Centro, para perceber o que foi feito no pico da pandemia da covid-19 e o que está a ser realizado, tendo anunciado que na próxima semana inicia a presença em Centros de Saúde, a começar pelo de Montemor-o-Velho.

Sobre o Hospital da Luz Coimbra, o presidente da SRCOM assinalou que houve “uma reacção precoce de protecção dos profissionais e dos doentes, mantendo-se grande parte da actividade”, assim como na retoma “mantêm-se todos os cuidados, com separação de circuitos em todas as áreas, e existe uma sala de contingência para os doentes que forem detectados como positivos”, mas até agora não se registaram casos.

Segundo Carlos Cortes, esta unidade hospitalar está “a dar um grande contributo para os cuidados de saúde, o que se expressa na actividade cirurgica, ao mesmo nível da que existia no ano passado, assim como nas consultas”.

“A Ordem dos Médicos só pode louvar este esforço e apelar aos doentes que deixem as suas casas e faças as consultas, exames e cirurgias, porque existem todas as condições de segurança, tranquilidade e protecção”.

Carlos Cortes declarou-se agradada com a aposta do Hospital da Luz Coimbra na diferenciação, sublinhando a existência de equipamentos de diagnóstico sofisticados e pouco habituais em unidades hospitalares privadas na região Centro, como TAC, Ressonância Magnética e Angiografia.

Pedro Beja Afonso, administrados do Hospital da Luz Coimbra, referiu a sua satisfação em receber a Ordem dos Médicos. “É importante para validar todos o esforço que temos tido nos últimos tempos na prestação de cuidados de saúde em segurança aos nossos doentes, por todos os profissionais de saúde”.

“Empenhámo-nos imenso em garantir os equipamentos de protecção individual, em garantir os circuitos, os procedimentos adequados a este momento tão difícil que a nossa sociedade está a viver. A saúde é um bem essencial e não podemos faltar àqueles que nos procuram e estamos aqui sempre presentes para as necessidades, porque as pessoas precisam de voltar a recorrer aos serviços de saúde, aos cuidados médicos e de enfermagem”, acrescentou.

Filipe Caseiro Alves, director clínico, destacou a resposta “precoce e atempada” dada aos procedimentos de segurança, sustentando que o Hospital “está bem protegido, tem uma resposta polivalente e muita diferenciação técnica”. Realçou, ainda, a existência da Unidade de Cuidados Intensivos, uma segurança para o paciente no caso de surgir qualquer situação causada por problemas hiperagudos.