Coimbra  5 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Covid-19: Mais quatro casos confirmados em Portugal, total sobe para 13

6 de Março 2020 Jornal Campeão: Covid-19: Mais quatro casos confirmados em Portugal, total sobe para 13

A ministra da Saúde informou hoje haver quatro novos casos confirmados de infecção com o novo coronavírus em Portugal, três no Norte do país e um em Lisboa, que elevam para 13 o total de infectados.

“Destes quatro novos casos, três são no Norte e têm ligação epidemiológica a casos anteriores” e a Itália, disse Marta Temido aos jornalistas após uma reunião dos ministros da Saúde da UE, em Bruxelas.

Marta Temido precisou que três destes casos estão a ser acompanhados no Centro Hospitalar de São João, no Porto, enquanto o outro é acompanhado no Centro Hospitalar de Lisboa Central.

“Continuamos com uma identificação da ligação epidemiológica dos casos […], o que nos permite identificar a existência de casos e nos dá confiança de não haver ainda transmissão livre na comunidade”, concluiu a ministra da Saúde.

O surto de Covid-19 – a doença provocada pelo novo coronavírus, que pode causar infecções respiratórias como pneumonia – detectado em Dezembro na China – já provocou 3 385 mortos e infectou mais de 98 000 pessoas em 87 países e territórios. Das pessoas infectadas, mais de 55 000 já recuperaram.

Além de 3 042 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça, Espanha, Reino Unido e Países Baixos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.