Coimbra  24 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Covid-19: Coimbra alarga horário do cemitério da Conchada até segunda-feira

29 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Covid-19: Coimbra alarga horário do cemitério da Conchada até segunda-feira

O Município de Coimbra anunciou que o horário do cemitério da Conchada, de gestão municipal, foi alargado a partir de hoje e até segunda-feira, funcionando entre as 08h00 e as 18h00, para evitar ajuntamentos neste período.

A medida, adoptada pelo presidente da Câmara pretende “possibilitar que as famílias possam homenagear os seus entes queridos, mas sempre no cumprimento rigoroso das orientações das autoridades de saúde”, refere o Município.

Prevendo grande afluência de visitantes ao cemitério, sobretudo no domingo, Dia de Todos-os-Santos, mas também nos dias anteriores e posteriores, a Câmara de Coimbra determinou várias medidas de contingência, tendo em conta as regras decorrentes do estado de calamidade para fazer face à pandemia.

Deste modo, a autarquia apela à permanência no interior do cemitério de 30 minutos no máximo, para permitir que todos possam efectuar a sua visita e homenagem.

“Quem se deslocar ao cemitério da Conchada deverá cumprir com rigor (…) o uso de máscara e/ou viseira, o limite de cinco pessoas por grupo, o respeito pela sinaléctica estabelecida, desde logo nos circuitos de entradas e saídas, onde devem ser desinfectadas as mãos”, refere o comunicado.

O Município exorta também os visitantes a respeitarem as regras de protecção individual e distanciamento físico mínimo de dois metros e a não partilharem utensílios e ferramentas, como regadores, baldes, tesouras e vassouras, entre outros.

A autarquia garante a higienização dos espaços de circulação e dos equipamentos de utilização comum, bem como a instalação de dispensadores de líquido desinfectante para as mãos.

Em caso de funeral, a Câmara de Coimbra adverte que apenas é permitido no cemitério um grupo máximo de 10 acompanhantes, incluindo familiares, devendo ser respeitadas as regras do uso obrigatório de máscara e/ou viseira e do distanciamento físico mínimo de dois metros.