Coimbra  5 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

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Covid-19: as melhores formas de controlar a ansiedade

23 de Abril 2020 Jornal Campeão: Covid-19: as melhores formas de controlar a ansiedade

O Coronavírus e o isolamento social que este motivou são duas razões que têm gerado ansiedade na população em todo o mundo. Saiba algumas formas de controlar a ansiedade durante o Covid-19.

A disseminação do Covid-19, que transformou o surto numa verdadeira pandemia, fez com que, por todo o globo, se iniciasse a aplicação de medidas de segurança para evitar a propagação da doença.
Além do encerramento de muitas empresas e escolas; muitos trabalhadores receberam férias colectivas ou indicação para continuarem a sua actividade trabalhando de casa.
Evidentemente, a quarentena imposta faz com que toda a dinâmica social humana seja impedida e com que o tempo de confinamento provoque sentimentos de angústia em muitas pessoas.
O nível de ansiedade da população sente-se de várias formas e deriva de uma busca activa por informação, aliada à parca qualidade de alguns espaços noticiosos e à alteração do quotidiano.
A própria Organização Mundial de Saúde chegou, a dado momento, a indicar alguns métodos para aliviar a tensão e evitar o stress e a ansiedade durante a aplicação das medidas de contingência.
Hoje, também nós apresentamos algumas sugestões sobre o que fazer para se manter calmo durante este tempo, diminuindo o risco da ansiedade e os perigos associados à mesma.

1. Aposte em produtos naturais

Existem vários produtos naturais e saudáveis que pode usar no seu dia-a-dia para evitar o stress e a ansiedade.
Alguns chás, por exemplo, como o chá de erva-doce, o chá de cidreira ou o chá de camomila podem aliviar a tensão e fazer com que se sinta menos ansioso.
Da mesma forma, suplementos à base de valeriana ou óleo de cânhamo como o que pode encontrar em CBD-Shop.pt são boas alternativas naturais para eliminar a sensação de ansiedade.

2. Seja criterioso com as notícias que consome

O surto de Covid-19 parece ter incentivado ainda mais o aparecimento de fake news que, em parte, têm sido fortes motivadoras da sensação de ansiedade generalizada que se sente na população.
Se quiser saber informações sobre o vírus procure fontes seguras, como a própria OMS, as entidades governamentais e, claro, os meios de comunicação bem reputados.

3. Combata o isolamento virtualmente

As redes sociais e espaços de videoconferência podem ser úteis para que se mantenha em contacto com familiares e amigos durante o isolamento social.
Estes irão contribuir para que se sinta mais conectado com as outras pessoas e com que consiga sentir-se mais positivo e confiante, o que faz com que também a sensação de ansiedade seja minorada.

4. Fale com um profissional

Existem profissionais da área da psicologia a dar consultas por videochamada. Assim, caso sinta que a ansiedade está a tomar conta de si, pode sempre contactar um destes profissionais para buscar ajuda especializada.
Procurar este tipo de ajuda, num momento como o que o mundo vive na actualidade, é algo de perfeitamente natural e que muitas pessoas sentem necessidade de fazer.
Deixe-se expressar as suas ansiedades, recebendo ajuda de quem melhor pode ajudá