Coimbra  26 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Covid-19: 80 voluntários asseguram testes em laboratório da UC

14 de Abril 2020

Nove equipas de voluntários, num total de 80 pessoas, entre professores, investigadores, alunos e funcionários, estão a assegurar os testes de diagnóstico da covid-19 no laboratório criado na Universidade de Coimbra (UC).

A infraestrutura de análises clínicas é “uma unidade de alta segurança dedicada à realização de testes de diagnóstico da covid-19, a doença causada pela infecção pelo novo coronavírus”, conforme explicou a UC, sendo que o espaço, instalado no laboratório ‘UpCells’, “é mais uma resposta” da instituição de ensino superior à pandemia.

“Temos feito tudo o que está ao nosso alcance para contribuir para o esforço nacional no combate à pandemia que conduziu o país ao estado de emergência”, afirma Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra.

O novo laboratório, em funcionamento há cerca de uma semana, tem uma capacidade média de 250 testes diários e “tem dado resposta em 24 horas a todos os pedidos remetidos até ao momento pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)”.

O reitor explica que o laboratório da UC, que envolve meios humanos dos centros universitários de investigação na área biomédica, do CHUC e do Instituto Português do Sangue e Transplantação, está “ainda longe” da capacidade instalada, que é a de processar “o dobro” das amostras que está a receber actualmente, mas enfatiza que o compromisso assumido pela instituição “está a ser cumprido na íntegra”.

Esse compromisso é o de “realizar a despistagem da covid-19 com segurança, qualidade, fornecendo resultados no espaço de 24 horas, a custos controlados e respondendo às solicitações da autoridade de saúde”, afirma o reitor.

A Universidade de Coimbra diz ainda que continua a recrutar voluntários “que possuam competências técnicas laboratoriais para a manipulação de amostras biológicas humanas em instalações de alta segurança e com treino em metodologias analíticas” para reforçar as equipas do laboratório de análises clínicas.

A iniciativa está integrada na plataforma “UC Against Covid-19”, que agrega todos os projectos e acções da Academia de Coimbra contra a pandemia.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com