Coimbra  15 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coro Sinfónico Inês de Castro apresenta obra de Dan Forrest

14 de Julho 2023 Jornal Campeão: Coro Sinfónico Inês de Castro apresenta obra de Dan Forrest

O Coro Sinfónico Inês de Castro (CSIC), sob a Direcção do Maestro Artur Pinho Maria, em co-organização com a Confraria da Rainha Santa Isabel, apresenta, no domingo (16), pelas 19h00, na Igreja da Rainha Santa Isabel, pela segunda vez a obra do jovem compositor americano Dan Forrest, LUX: The Dawn From On High [O Amanhecer do Alto], uma estreia nacional.

Estreada pelo CSIC, num reconhecido festival internacional – o Vox Anima London – dedicado à promoção e apresentação de música de compositores vivos, através de uma série de concertos em locais icónicos e históricos do património da cidade de Londres, Dan Forrest foi um dos compositores homenageados, tendo assistido presencialmente à interpretação da obra LUX: The Dawn From on High, no dia 21 de Junho de 2023, na magnífica Catedral de Southwark. Mais de uma centena de músicos, de orquestra e coralistas de vários cantos do mundo, dirigidos pelo Maestro Michael Lancaster estiveram presentes neste concerto, em que o Coro Sinfónico Inês de Castro representou Portugal.

Com breves introduções explicativas a partir de excertos seleccionados fazem descobrir a obra, as vozes, os instrumentos musicais e os gestos singulares do Maestro; uma forma diferente, mais informada e participada, de ver, ouvir e sentir a música; um clima que aproxima o público das grandes obras do repertório coral e instrumental.

Para este concerto, Leonor Abrunheiro seleccionou e comentou os excertos da obra LUX. A apresentação da obra e do seu compositor está a cargo de José Leandro Andrade Campos.