Coimbra  20 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cordinhã celebra vinho e gastronomia ao som de Quim Barreiros

1 de Junho 2018

A 16.ª Feira do Vinho e da Gastronomia de Cordinhã, em Cantanhede, tem início hoje e prolonga-se até domingo (03), no largo do Mercado, onde a animação terá, também, um papel de destaque com o conhecido cantautor português Quim Barreiros.
Em evidência estará, como habitualmente, o vinho produzido pelos vitivinicultores locais (brancos, tintos ou espumantes), a par do artesanato ligado ao vinho e à vinha, bem como a típica gastronomia gandaresa, sempre muito rica, confeccionada pelas associações locais.
Em exposição vão estar os quadros alegóricos de antigas vivências sociais, preparados pelos ranchos folclóricos. O programa é vasto e diversificado, tendo como grande novidade na edição deste ano o ‘chef’; Kiko, jovem conterrâneo que participou no programa televisivo “Masterchef Júnior”. O “mini” cozinheiro vai confeccionar comida tradicional e dinamizar um atelier de cogumelos silvestres.
A abertura oficial da feira será hoje, a partir das 19h00, seguida do “show cooking” com o ‘chef’ Kiko. Às 20h30 actua o Rancho Folclórico “Os Bairradinos” de Ourentã e a depois a IsecoTuna.
A grande atracção deste primeiro dia sobe ao palco às 22h30, com a actuação de Quim Barreiros, terminando a noite com o DJ Oliansy.
Amanhã (02), a abertura da feira está marcada para as 16h00 e meia hora mais tarde realiza-se a ‘Corrida e Caminhada do Vinho da Cordinhã’ / Trail da Baga. O resto da tarde será passada com o pequeno cozinheiro do “Masterchef” em demonstrações de cozinha e com uma actuação do grupo de Ginástica Sénior de Cordinhã. Pelas 19h30 é a vez da Escola de Samba “Amigos da Tijuca” mostrar o que de melhor sabe fazer e, às 21h00, a animação fica por conta do grupo de baile “J.V.”.
Pelas 22h00 decorre a entrega de prémios “Concurso dos Vinhos” e às 23h00 o palco será ocupado pelo Jazze d´Avó.
Domingo (03) começa com “a hora do galo cantar”, pelas 06h00, seguida da abertura do ‘Mercado
Dominical’. Às 11h00 terá lugar, no largo do Terreiro, uma cerimónia de condecoração aos Antigos Combatentes de Cordinhã. Neste dia, a abertura da feira e das tasquinhas acontece pelas 12h00, seguida de uma tarde animada com nova sessão de ‘show cooking’ do ‘chef’ Kiko, bem como actuação da Filarmónica Marialva de Cantanhede e o Grupo de Concertinas “Vamos a Elas”. Às 19h00 é a vez do espectáculo de Amadeu Mota Show e, pelas 22h30, será a vez de Ruizinho de Penacova animar a feira.
A feira tem entrada gratuita e, durante os três dias, a zona das tasquinhas terá sempre animação com o grupo “Ases das Adegas”. A 16.ª edição termina com um espectáculo de fogo de artifício, no domingo, à 01h00.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com