Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cooperativa da Lousã lança livro solidário

25 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Cooperativa da Lousã lança livro solidário

A Cooperativa Pedrinhas, da Lousã, que apoia crianças com doença oncológica ou doença igualmente grave, residentes na região Centro, lançou o livro solidário “Colorido”.

O livro tem o custo de 10 euros, valor que reverte inteiramente para o cumprimento dos objectivos da Cooperativa.

Dois anos após a sua criação, a Pedrinhas conta com o apoio de mais de 80 voluntários que formam uma corrente de solidariedade, operando em dois projectos: “Um Soninho Colorido” e “Um Castelo Pedrinho a Pedrinha”. O primeiro, consiste no conto de histórias ao anoitecer a todas as crianças internadas no Hospital Pediátrico de Coimbra (agora adaptado ao mundo digital, face às contingências da pandemia de covid-19), e o segundo tem como objectivo a intervenção na habitação de crianças cujas casas não oferecem condições compatíveis com a sua doença. Até ao momento, a Pedrinhas reformulou, no âmbito deste projecto, três habitações, reconstruindo, ampliando, tornando-as acessíveis e confortáveis para que as crianças pudessem regressar a casa após o internamento.

Os 1 000 exemplares do livro infantil vão estar distribuídos entre Coimbra e a Lousã, podendo ser adquiridos na Fnac (no Fórum Coimbra), na Livraria Faz de Conto (junto ao Exploratório) e na sede da Pedrinhas (na Lousã). Para conseguir chegar a mais pessoas, há ainda a possibilidade de o “Colorido” ser adquirido através da Internet, opção a que acrescem os habituais portes de envio.

O “Colorido”, com o texto de Manuela Gonçalves e ilustrações de Marta Espírito Santo, é um livro que oferece uma narrativa com várias possibilidades de exploração. Apto para todas as idades, mas com especial atenção até aos 10/11 anos, o livro destaca o imaginário infantil e todo o processo criativo associado. Com a mensagem inclusiva de que todas as cores são importantes, a história permite ainda dar conta de como através dos mundos imaginários se consegue lidar com o mundo hostil em que se vive. Importa ainda referir a fundamental presença dos Pedrinhongos – espécies híbridas que vivem no mundo da imaginação, da autoria de Pedro Brazião Rodrigues, criança que serviu de inspiração para a criação da Cooperativa.

A coordenação do livro esteve a cargo de Ana Brazião, uma das fundadoras e actual presidente da Pedrinhas, o design foi assinado por Raquel Barbosa e a revisão foi de Henriqueta Cristina.

De forma a responder à nova realidade da pandemia, a Pedrinhas está a organizar o lançamento online do “Colorido”, no dia 01 de Dezembro, às 17h00, na Página de Facebook (https://www.facebook.com/PedrinhasPBR). O evento de lançamento conta com a presença em directo da autora, Manuela Gonçalves, durante o qual vai ser apresentado o trailer do livro – uma animação criada para a promoção nas redes sociais.

A Pedrinhas é uma Cooperativa de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que “herdou o património da boa disposição, criatividade e determinação do Pedro Brazião Rodrigues, um património cheio de memórias, anedotas, risotas, charadas, desenhos, pinturas, músicas, comidas e brincadeiras, construído entre gargalhadas e lágrimas”.