Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Convocatória para o rastreio do cancro da mama está a ser feito via telefone

31 de Julho 2020

Apesar de estarem a ser realizados contactos falsos em nome da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) para rastreios do cancro da mama, a verdade é que, provisoriamente, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) está, de facto, a recorrer às convocatórias via telefone.

No entanto, esta acção difere bastante no conteúdo em relação aos telefonemas falsos, desde logo por apenas dar “indicações sobre procedimentos ligados ao protocolo de segurança da covid-19 e transmite à interlocutora/utente a data, hora e local da realização da mamografia”.

A mudança na metodologia de convocatória – de carta para telefone – por parte da ARSC e do Núcleo da LPCC deve-se à pandemia “enquanto as circunstâncias o aconselharem”.

Recorde-se que estas solicitações para os rastreios foram “interrompidas durante o estado de emergência”, mas “retomadas em Junho, utilizando o telefone e não a habitual carta, contrariamente ao referido no alerta emitido ontem (30), pela ARSC, sobre falsos telefonemas”, esclarece a entidade de saúde, adiantando que “logo que a avaliação epidemiológica face à covid-19 o permita, serão retomadas as convocatórias por carta-convite, com contacto telefónico em paralelo”.

De forma a que a população possa distinguir o teor dos telefonemas da parte do Núcleo Regional do Centro da Liga, estes apenas transmitem informação, nomeadamente, em relação “à data, hora e local da realização da mamografia”, ao contrário dos contactos falsos, nos quais, diz a ARSC, “os mesmos pediam informações sobre pormenores de roupa interior e fotos”.

A Administração Regional de Saúde do Centro aconselha, por isso, a que em caso de dúvida sobre a proveniência do telefonema, se entre em contacto com o Núcleo do Centro da Liga, através do contacto: 239 487 495 ou 6 (dias úteis, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00) ou o Gabinete do Cidadão da ARSC pelo telefone 239 796 800 (dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30).